Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Apenas um terço da população mundial tem acesso à internet, revela levantamento

Apenas um terço da população mundial tem acesso à internet, revela levantamento

1
Publicidade

O Instituto de Internet de Oxford, no Reino Unido, divulgou nesta sexta-feira, 11, o mapa do projeto Geografias da Informação, que mostra a população com acesso à rede mundial e a penetração por país. O mapa usa dados de 2011 do Banco Mundial e traz duas informações diferentes ao mesmo tempo: os dados são visualizados com um cartograma em forma de hexágono, em que o tamanho de cada país é elaborado com base em sua população de usuários da internet (cada hexágono representa cerca de um terço de 1 milhão de usuários); a cor dos países, no entanto, revela a penetração da internet em cada um deles — quanto mais escuro, maior a porcentagem de pessoas que estão online (veja mapa abaixo).

O Banco Mundial tem monitorado o número de usuários e conexões de internet por país desde a década de 1990, como parte de seu projeto Worldwide Governance Indicators.

O mapa traça um panorama revelador sobre a atividade humana na internet. A China é hoje o país com a maior população mundial de internet, com mais de meio bilhão de usuários. Apesar dessa condição da China, em boa parte devido à sua enorme população, a porcentagem de pessoas na grande rede é proporcionalmente menor que no Brasil — o mapa não mostra como certos países evoluíram em termos de levar mais pessoas à internet. Atrás da China aparecem, pela ordem, Estados Unidos, Índia e Japão como os mais populosos em número de internautas.

Na edição deste ano, o relatório do Instituto de Internet de Oxford detectou duas tendências importantes. Em primeiro lugar, a ascensão da Ásia como a principal contribuidora para o aumento da população mundial de internet — 42% dos usuários da rede mundial no mundo vivem na Ásia, sendo que China, Índia e Japão têm mais usuários que a Europa e a América do Norte, juntas.

O levantamento também revela padrões interessantes em algumas das nações mais pobres do mundo. Em muitos países da América Latina, por exemplo, mais de 40% dos cidadãos têm acesso à internet. Devido a isso, a região latino-americana como um todo agora abriga quase o mesmo número de usuários da web que os Estados Unidos.

O mapa mostra, ainda, que alguns países africanos passaram por um crescimento impressionante, enquanto outros viram poucas mudanças desde a publicação do último mapa, em 2008. Nos últimos três anos, quase todos os países do norte africano dobraram sua população de usuários de internet — a Argélia é uma notável exceção. Quênia, Nigéria e África do Sul também tiveram um crescimento enorme. No entanto, mais da metade dos países da África Subsaariana ainda têm uma penetração de internet inferior a 10%, e o crescimento foi baixo nos últimos anos.

Todas as pessoas representadas no mapa correspondem a cerca de um terço da população mundial. Afinal, são mais de 2 bilhões de internautas contra 7 bilhões de habitantes no planeta. Apesar dos enormes impactos que a internet tem na vida cotidiana de muitas pessoas, a maioria delas permanece inteiramente desconectada. Apenas um terço da população do mundo tem acesso à rede mundial. Ou seja, ainda há um caminho muito, muito longo a se percorrer.

 Mapa da Internet

 

1 COMENTÁRIO

  1. Agora falta investigar como e para que as pessoas utilizam a rdede dentro ds seus países , comunidades ou áreas hexagonais,, classificando usoos como informação, comunicação,controle e participação em uma rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile