Vivo alcança 2,2 milhões de usuários de m-health e lança portal sobre o tema

0

A Vivo tem hoje 2,2 milhões de assinantes de serviços de saúde no celular. Há cerca de ano a operada estava próxima a alcaçar cifra de uma milhão, conforme relatou o site Mobile Time à época. A área avança rapidamente, confirmando o sucesso da estratégia de migrar os serviços de valor adicionado de entretenimento para assuntos que tenham uma utilidade na vida das pessoas, como educação e saúde.

O carro-chefe continua sendo o Vivo Ligue Saúde, um call center que funciona 24 horas por dia com enfermeiras preparadas para tirar dúvidas sobre saúde. Recentemente, a empresa resolveu apostar em serviços "assinados" por celebridades. Foram lançados três até o momento: Vivo Saudável com Dr. Dráuzio Varella; Vivo Sexualidade com Laura Muller; e Vivo em Movimento com Marcio Atalla. Todos são compostos por dicas diárias enviadas por SMS, e alguns são complementados por um portal de voz. O preço e o tempo da assinatura variam. No caso do Vivo Saudável com Dr. Dráuzio Varella, o custo é de R$ 2,99 por semana. O serviço com dicas sobre sexualidade, por sua vez, custa R$ 4,99 por mês.

"É difícil fazer o cliente dar o primeiro passo, especialmente porque a Vivo não é uma empresa de saúde. A assinatura de alguém conhecido ajuda a fazer o cliente experimentar o conteúdo. São especialistas que inspiram confiança", explica Maurício Romão, diretor de serviços digitais B2C da Telefônica/Vivo.

Dentro da base de 2,2 milhões de assinantes estão incluídos também aqueles que contrataram seguros de saúde pelo celular. A operadora disponibiliza quatro opções de seguradoras distintas, que incluem seguros hospitalares e para cirurgias. A Vivo atua como estipulante, representando o cliente junto à corretora.

O modelo de negócios da operadora com seus parceiros de conteúdo de saúde e com as seguradoras segue sendo o de divisão de receitas (revenue sharing), tal como é feito em entretenimento. As proporções podem variar muito de acordo com o serviço e com a participação de cada lado. Há casos em que a operadora ganha mais de 50% e outros em que ganha menos da metade.

Está nos planos da Vivo lançar comercialmente no começo de 2014 serviços de monitoramento de doentes crônicos e de idosos por meio de acessórios especiais.

Portal

Para promover seu portfólio de m-health, a operadora lançou recentemente um portal na web sobre o tema, batizado como "Vivo Mais Saudável". Ele é acessível por usuários de quaisquer operadoras e apresenta um vasto conteúdo informativo sobre saúde, incluindo artigos de especialistas, dicas em geral e um dicionário com uma série de verbetes médicos explicados para leigos. Há também um aplicativo web em que o usuário marca sobre o desenho de um corpo humano os locais e sintomas que sente para saber quais são as possíveis razões.

O Vivo mais saudável inclui uma lista de médicos cadastrados que pode ser pesquisada por cidade, bairro e especialidade. Os médicos que se interessarem poderão sincronizar suas agendas com o portal, permitindo que os pacientes marquem uma consulta diretamente pelo portal. Neste caso, o serviço terá um custo para o médico, mas será sempre gratuito para os pacientes e aberto para qualquer pessoa, independentemente da operadora.

O objetivo é atrair novos clientes e fidelizar os atuais, mais do que gerar uma receita nova. "Acreditamos que pessoas vão dar mais valor à Vivo. Esperamos que elas tenham vontade de vir para a Vivo. É o que gostaríamos", enfatiza Romão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.