Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vivo implanta selo no Brasil que mede o impacto ambiental de telefones...

Vivo implanta selo no Brasil que mede o impacto ambiental de telefones celulares 

0
Publicidade

A Vivo anunciou nesta terça-feira, 11, a implantação do selo de impacto ambiental para celulares, similar aos já popularizados por eletrodomésticos como refrigeradores e máquinas de lavar. As fabricantes Alcatel, LG, Samsung e Sony são as primeiras a aderir à classificação. Os aparelhos, modelos Sony Xperia XA, Sony Xperia XA Ultra, Alcatel POP4 5″, LG K10 e LG K4 e Samsung  Galaxy J5, Galaxy J1Mini 4G Duos, Galaxy  J2 4G Duos, Galaxy J1 2016 e  novo Galaxy A5, passarão a ser comercializados com o selo a partir de outubro pelo site da operadora, além de lojas próprias e revendas. Já o modelo Alcatel PIXI4 3.5″ traz o selo com exclusividade para o mercado corporativo.

Com metodologia desenvolvida em conjunto com a ONG Fórum para o Futuro, do Reino Unido, a classificação é gerada a partir de respostas a mais de cem critérios de avaliação sociais e ambientais. Os primeiros aparelhos avaliados apresentam notas entre 2.5 e 3.7, em uma escala de 0 a 5, sendo a maior pontuação para o celular mais sustentável.  A exemplo da O2, empresa do grupo Telefónica que adota esta prática desde 2010, a meta da Vivo é ter 100% dos novos aparelhos com a certificação.

“Com a adoção do selo Eco Rating, queremos tornar o processo de tomada de decisão mais transparente para o cliente no momento da compra, monitorar os impactos ambientais em nossa cadeia de fornecimento e também incentivar nossos parceiros a buscarem o aumento gradual de seus ratings”, revela a diretora de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas. Segundo a executiva, o plano é ampliar as práticas sustentáveis em todos os pontos de contato com o cliente.

A operadora, que aumenta gradativamente o número de lojas físicas com critérios ambientais, oferece também aos consumidores a opção pela conta digital e pela venda sustentável, ao dispensar o uso de papel e substituir contratos e faturas impressas por versões exclusivamente online.

A destinação dos equipamentos ao final de sua vida útil é outra preocupação. A empresa mantém mais de 2,4 mil pontos do programa Reciclar Pega Bem em todo o país. Por meio da iniciativa, a Vivo realiza a coleta de aparelhos e garante logística reversa dos equipamentos eletrônicos. Segundo a operadora, o programa garantiu, em 2015, a captação de 131 mil itens, entre aparelhos e acessórios, destinados à reciclagem.

Metodologia

A pontuação geral que compõe a nota do selo Eco Rating é definida seguindo critérios como a análise do ciclo de vida do produto, que considera, entre outros fatores, os indicadores de aquecimento global e esgotamento de matéria-prima. Os equipamentos também são avaliados pelo design, com a produção dos componentes e as substâncias presentes no dispositivo e a eficiência da sua embalagem e transporte. Outro critério considerado é a funcionalidade, que leva em conta informações como a economia de energia, carregador inteligente, quantidade de energia para fazer a chamada, tempo de carregamento do celular, além da quantidade de materiais reciclados ou recuperados.

A análise também considera a pontuação corporativa, que é a avaliação dos próprios fabricantes quanto às suas políticas corporativas e cuidados ambientais. “Estamos satisfeitos em saber que a Vivo está lançando o Eco Rating no Brasil. Este é um passo muito importante para o projeto e um sinal bastante encorajador de que a sustentabilidade dos produtos de  telefonia móvel é do interesse de um número cada vez maior de pessoas “, revela Jonathon Porritt, diretor fundador do Fórum para o Futuro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile