Estudo realizado pela Capgemini e a Brian Solis, o The Digital Culture Challenge (O Desafio da Cultura Digital) identificou que a cultura corporativa é a maior barreira atual para a transformação. A informação é compartilhada por 62% dos entrevistados para o estudo, juntamente com a gestão dados se mostra desafiador, com aumento em 7% desde 2011, quando a Capgemini iniciou pesquisa com esse tema.
O relatório, que ouviu mais de 1,7 mil entrevistados de 340 organizações em oito países, revela uma significativa diferença de percepção entre os líderes seniores e os funcionários em relação à existência de uma cultura digital dentro das empresas. Enquanto 40% dos executivos do alto escalão acreditam que seus negócios já dispõem de uma cultura digital, apenas 27% dos empregados entrevistados concordaram com esta afirmação.
Os entrevistadores pediram aos respondentes que avaliassem a cultura digital de suas empresas com base em sete atributos: suas práticas de colaboração, inovação, cultura aberta, mentalidade digital, agilidade e flexibilidade, foco no cliente e de uma cultura baseada em dados. As informações reunidas no relatório, por meio de uma série de entrevistas, ajudaram a identificar algumas das razões por trás desse gap na cultura digital, que mostra como executivos seniores não comunicam uma visão digital clara para a empresa, além da ausência de modelos digitais e da falta de KPIs alinhados aos objetivos de transformação digital.
Por outro lado, apenas 7% das empresas entrevistadas sentem que sua empresa está apta a testar novas ideias e a implementá-las rapidamente. Este número reverbera o sentimento dos funcionários em relação à cultura de inovação, com apenas 37% dos entrevistados afirmando que as companhias para as quais trabalham têm uma cultura de inovação, experimentação e risco, contra 75% dos executivos seniores. Esses números indicam que as empresas precisam recompensar a tomada de riscos e criar um ambiente onde os funcionários tenham liberdade para experimentar.