Cultura empresarial é o maior obstáculo à adoção da transformação digital, conclui estudo

0

Estudo realizado pela  Capgemini e a Brian Solis, o The Digital Culture Challenge (O Desafio da Cultura Digital) identificou que a cultura corporativa é a maior barreira atual para a transformação. A informação é compartilhada por 62% dos entrevistados para o estudo, juntamente com a gestão dados se mostra desafiador, com aumento em 7% desde 2011, quando a Capgemini iniciou pesquisa com esse tema.

O relatório, que ouviu mais de 1,7 mil entrevistados de 340 organizações em oito países, revela uma significativa diferença de percepção entre os líderes seniores e os funcionários em relação à existência de uma cultura digital dentro das empresas. Enquanto 40% dos executivos do alto escalão acreditam que seus negócios já dispõem de uma cultura digital, apenas 27% dos empregados entrevistados concordaram com esta afirmação.

Os entrevistadores pediram aos respondentes que avaliassem a cultura digital de suas empresas com base em sete atributos: suas práticas de colaboração, inovação, cultura aberta, mentalidade digital, agilidade e flexibilidade, foco no cliente e de uma cultura baseada em dados. As informações reunidas no relatório, por meio de uma série de entrevistas, ajudaram a identificar algumas das razões por trás desse gap na cultura digital, que mostra como executivos seniores não comunicam uma visão digital clara para a empresa, além da ausência de modelos digitais e da falta de KPIs alinhados aos objetivos de transformação digital.

Por outro lado, apenas 7% das empresas entrevistadas sentem que sua empresa está apta a testar novas ideias e a implementá-las rapidamente. Este número reverbera o sentimento dos funcionários em relação à cultura de inovação, com apenas 37% dos entrevistados afirmando que as companhias para as quais trabalham têm uma cultura de inovação, experimentação e risco, contra 75% dos executivos seniores. Esses números indicam que as empresas precisam recompensar a tomada de riscos e criar um ambiente onde os funcionários tenham liberdade para experimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.