Dell Technologies cria nova divisão de IoT com investimento de US$ 1 bilhão em 3 anos

0

A Dell Technologies anunciou nesta terça-feira, 10, durante o evento IQT DAY em Nova York, a nova Divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT), que prevê investimento de US$ 1 bilhão em 3 anos, para desenvolvimento de produtos e serviços baseados no portfólio das empresas do grupo, e na ampliação de um ecossistema de parceiros para explorar esse mercado.

A área será responsável por combinar tecnologias de empresas de cloud computing (Pivotal) segurança (RSI, Secureworks) VMWare (virtualização) EMC (armazenamento), contando também com apoio de Dell Technologies Capital para investimento em startups de inovação de base  tecnológica.

"A IoT está mudando a forma como vivemos, como as organizações operam e como o mundo funciona", explica Michael Dell, Chairman e CEO da Dell Technologies, que abriu o evento. "A Dell Technologies está liderando o caminho para nossos clientes com a distribuição de uma nova arquitetura de computação que reúne IoT e inteligência artificial em um ecossistema interdependente, que vai da borda ao núcleo, passando pela nuvem", completa.

A nova visão e estratégia da Dell EMC para IoT é baseada no conceito IQT  (em português, quociente de inteligência das coisas) alavancado pela Inteligência Artificial e Deep Learning, que busca colocar a empresa na disputa de um mercado milionário, no qual tinha pouca expressão até agora.

"A Dell Technologies identificou grandes oportunidades para expansão da IoT no mundo, dado  o seu histórico no mercado de tecnologia de ponta", explicou Ray O'Farrell, gerente geral da divisão de IoT da Dell Technologies e CTO da VMware. "A divisão de IoT aproveitará a força em toda a família de negócios da Dell Technologies para garantir que oferecemos a solução certa – em combinação com o nosso vasto ecossistema de parceiros – para atender às necessidades dos clientes e ajudá-los a implantar sistemas IoT integrados com maior facilidade".

América Latina

Diego Majdalani, presidente da área Comercial da Dell América Latina, explica que o objetivo da empresa na visão de Michael Dell é ser uma provedora end-to-end. No entanto, reconhece que no mercado de IoT apenas alguma grandes consultorias tem condições de atender desde  da definição do modelo de negócio, até a implementação da tecnologia e o serviço. "A EMC é uma delas, pois já trabalhava em projetos de consultoria para grandes companhias antes de compra pela Dell", acrescenta

Disse que a ideia é trabalhar também com parceiros que tenham expertise na área de arquitetura tecnológica e aqueles focados em deployment de serviços. "É impossível trabalhar sozinho num mercado onde existem mais de 400 plataformas diferentes", enfatiza.

IoT, um novo modelo de computação distribuída

Na visão da Dell, nos últimos 15 anos, a indústria de TI viveu um grande aumento no uso de cloud computing, um modelo altamente centralizado para a entrega de serviços de tecnologia onde cada equipamento, telefone, carro, monitores cardíacos e até plataformas de petróleo se tornaram dispositivos conectados e inteligentes. Isso está trazendo como consequência uma nova demanda por núcleos de processamento distribuídos, focados no processamento de informações em tempo real e que simplesmente não podem esperar por uma resposta da infraestrutura de nuvem centralizada.

Atualmente, a Dell Technologies já fornece Edge Gateways, que pode ser protegido e gerenciado pelo VMware Pulse IoT Control Center.  Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram aprimorados para lotes de treinamento e aprendizado de máquina como parte do núcleo distribuído. Dell EMC Isilon e Elastic Cloud Storage fornecem armazenamento de arquivos e objetos para quantidades maciças de dados e permitem análises por meio do HDFS.

O Pivotal Cloud Foundry (PCF) e o Pivotal Container Service (PKS) fornecem uma plataforma para desenvolver novos aplicativos de análise baseados em nuvem. O PCF Service da Virtustream fornece plataforma de gerenciamento para Pivotal Cloud Foundry Service,  simplificando a implantação e a operação de cargas de trabalho criadas em nuvem de missão crítica no Virtustream Enterprise Cloud, enquanto o Virtustream Storage Cloud está disponível para armazenamento de objetos em nuvem off-premises. Finalmente, o Dell Boomi conecta rapidamente dados relevantes para melhorar a análise baseada em nuvem e a aprendizagem profunda.

Com base nesse posicionamento de mercado, a Dell anunciou novas iniciativas de desenvolvimento de produtos voltados para IOT que incluem:

Dell EMC Project Nautilus: software que permite a ingestão e consulta de fluxos de dados de gateways IoT em tempo real. Os dados podem posteriormente ser arquivados ou armazenamento de objetos para análises mais aprofundadas;

Project Fire: uma plataforma de  hiperconvergência parte da família VMware Pulse de IoT que inclui gerenciamento simplificado, computação local, armazenamento e aplicações de IoT, como a análise em tempo real. O 'Project Fire' permite às empresas implementar casos de uso de IoT mais rápidos e contar com um software de infraestrutura consistente que vai da borda ao núcleo, passando pela nuvem;

RSA Projeto IRIS: atualmente em desenvolvimento no RSA Labs, a Iris amplia a capacidade de análise de segurança para fornecer visibilidade e monitoramento de ameaças até a borda;

As tecnologias disruptivas, como os aceleradores do processador, aumentarão a velocidade da análise mais próxima da borda. A colaboração com líderes da indústria como VMware, Intel e NVIDIA e o investimento de capital da Dell Technologies no Graphcore refletem oportunidades para otimizar servidores para inteligência artificial (AI), aprendizado de máquina e desempenho de aprendizagem profunda.

Projeto Worldwide Herd: para realizar análises em dados geograficamente dispersos – cada vez mais importante para permitir uma aprendizagem profunda em conjuntos de dados que não podem ser movidos por motivos de tamanho, privacidade e preocupação regulatória.

Parceiros de negócios

O  Programa de Parceiros de Soluções da IoT da Dell é composto por mais de 90 parceiros incluindo desde empresas como Intel, Microsoft e SAP até startups como Action Point, IMS Evolve, FogHorn e Zingbox. O programa agora apoiará parceiros em todos os negócios da Dell Technologies, permitindo uma colaboração facilitada e implementação de blueprints.

Um exemplo do trabalho de ecossistema de parceiro é o anúncio recente de que a VMware e a SAP estão colaborando para criar uma solução integrada para análises e aplicações verticais de IoT. A solução utiliza o VMware Pulse IoT Center, SAP Cloud Platform e o SAP Leonardo e foi projetado para ajudar os clientes a implementar processos de IoT com maior agilidade e facilidade para escalar conforme a necessidade.

A Dell Technologies continua com o compromisso de abertura e padronização no IoT participando de esforços como o EdgeX Foundry, o ICC (Industrial Internet Consortium) e o OpenFog Consortium. Sintetizado pelo código-fonte da Dell, a EdgeX Foundry é um projeto de código aberto neutro para o fornecedor que cria uma estrutura comum de interoperabilidade para facilitar um ecossistema para a computação de borda.  Desde o lançamento em abril de 2017, a EdgeX Foundry ampliou para mais de 60 organizações membros. Recentemente, o projeto anunciou seu primeiro grande projeto com o lançamento do código "Barcelona", bem como uma aliança com a IIC para colaborar em bancos de ensaios.

*O jornalista viajou a Nova York a convite da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.