Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Falsas pesquisas do Ibope e Datafolha circulam pelo WhatsApp

Falsas pesquisas do Ibope e Datafolha circulam pelo WhatsApp

0
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)
Publicidade

Com a chegada do segundo turno das eleições presidenciais, estão circulando no WhatsApp falsas pesquisas de intenção de voto. Duas delas, por exemplo, utilizam indevidamente as marcas Ibope e Datafolha. Apesar de não conceder privilégio a nenhum dos candidatos em questão, esse tipo de ação pode influenciar a percepção sobre as pesquisas reais que são divulgadas pela imprensa, gerando desconfiança e dano à credibilidade das informações verdadeiras.

Os links foram identificados pelo dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, que já realizou mais de 90 mil detecções nas últimas 24 horas.

O mecanismo usado em todos os links é muito semelhante. Ao clicar em um deles, o usuário acessa uma página que solicita a cidade e o estado onde vive o “respondente” e em qual candidato pretende votar. Em seguida, é incentivado a compartilhar a suposta pesquisa com 10 amigos/grupos e, assim, é usado como vetor de disseminação da informação falsa.

“O segundo turno das eleições é um momento delicado. Qualquer informação falsa ou duvidosa que surja nesse momento pode afetar a percepção das pessoas em relação às instituições de pesquisa, à mídia e até mesmo aos candidatos. Portanto, é necessário ter muita atenção e cuidado antes de compartilhar qualquer informação que receber via aplicativos de mensagens ou redes sociais”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair nessas ameaças, o especialista dá três dicas essenciais:

Adote medidas de segurança, como sempre checar se o link é confiável, o que pode ser feito pelo site safelinks.

Utilize soluções de segurança que disponibilizam a função anti hacking, como o dfndr security, que informa quando um link é malicioso (golpe ou fake news);

Sempre desconfie de mensagens que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para finalizar o processo em questão ou ganhar alguma coisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile