Automação e muita tecnologia: novas tendências dos condomínios oferecem praticidade, segurança e sustentabilidade

0

O mundo atual tem a tecnologia como um de seus principais elementos, afinal, hoje em dia é inimaginável dissociá-la de tarefas básicas nas quais a humanidade contemporânea necessita. E se pouco tempo atrás o que havia de mais avançado nas ferramentas digitais estava restrito a empresas, atualmente a tecnologia mostra que chegou de vez também nas casas das pessoas, especialmente nos condomínios.  

Construtoras e gestoras condominiais investem continuamente em ferramentas que tendem a proporcionar, entre outras coisas, maior eficácia na administração dos espaços compartilhados, bem como permitem mais praticidade, segurança e sustentabilidade aos moradores. Equipamentos automatizados, por exemplo, são alguns dos maiores destaques atuais nos condomínios, pois permitem que câmeras e controles térmicos de ambientes comuns sejam controlados à distância por dispositivos móveis. Softwares já são utilizados por muitos gestores condominiais para otimizar procedimentos internos, o que traz como consequência uma importante redução de custos. Esses programas auxiliam também no gerenciamento de recursos internos essenciais, como controle de pagamentos e fluxo de caixa. 

O armazenamento de dados em nuvem, amplamente utilizado por grandes empresas, também é outra grande tendência que segue crescendo nos condomínios, no Brasil e no mundo. Isso porque tal solução permite com que informações importantes sejam acessadas de forma remota e a qualquer momento do dia, garantindo segurança a todos os condôminos. Ainda no quesito segurança, também são destaques produtos como câmeras inteligentes de reconhecimento e trancas que funcionam via internet. Muitas dessas ferramentas, inclusive, são facilmente gerenciadas com base em aplicativos de smartphone, de forma segura e rápida. 

Além dos avanços tecnológicos que muitos condomínios estão adotando em termos de praticidade de gestão e segurança dos moradores, parte deles também destina atenção à sustentabilidade. Medidas com foco em energia limpa, por exemplo, estão entre as maiores tendências, afinal, por meio do uso de sistemas fotovoltaicos, os condôminos podem usufruir de energia sustentável e de qualidade — a utilização de energia solar nos condomínios pode, inclusive, valorizar o valor dos imóveis. Outra tendência que ganha cada vez mais forma nos condomínios é a construção de estruturas que permitam o reaproveitamento da água da chuva. Caso haja um bom planejamento arquitetônico e de engenharia, é possível morar em uma residência que faça bom uso da água, sem dúvidas uma contribuição bastante sustentável e inteligente. 

O novo cenário atual, de lares cada vez mais tecnológicos e automatizados, pode ser visualizado também em números. De acordo com estudo recente realizado pelo IDC Brasil (International Data Corporation), companhia especializada em análise do setor tecnológico, o mercado de automação residencial tinha previsão de aumentar 21% no ano passado, com uma movimentação aproximada de US$ 291 milhões. Por aqui no Brasil, a expectativa de crescimento é de cerca de 30% nos próximos anos. Como é possível ver, ao contrário do que muita gente pensa, as tecnologias mais avançadas para o cotidiano não estão no futuro, elas já estão no presente e dentro de muitas casas.   

Gisele Fernandes, Advogada/Gerente Geral da OMA. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.