A Motorola abriu um processo contra a Microsoft nos Estados Unidos, ampliando a batalha legal que as duas companhias vêm travado ultimamente. A fabricante de celulares acusa a gigante do sotware de ter violado dezesseis patentes relacionadas a software para PCs e servidores, ao sistema operacional para celulares e a produtos relacionados ao videogame Xbox. A ação foi impetrada na quarta-feira, 10, nas Cortes Distritais de Justiça da Florida e de Wisconsin.
De acordo com a Motorola, as patentes relacionadas a software para PC e servidores dizem respeito ao sistema operacional Windows e às tecnologias de e-mail, reprodução de vídeo digital, mensagens instantâneas e outras arquiteturas do programa. As acusações sobre as patentes relacionadas ao Xbox envolvem tecnologias de codificação de vídeos digitais, conexões Wi-Fi e senhas. As patentes do sistema operacional para celulares, o Windows Mobile, são as relacionadas à loja de aplicativos Windows Marketplace, ao serviço de mapeamento Bing Maps e outras arquiteturas do software.
Segundo o vice-presidente de propriedade intelectual da Motorola, Kirk Dailey, o processo mostra o comprometimento da empresa em proteger sua propriedade intelectual e seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Um dia antes de a Motorola entrar com o processo, a Microsoft impetrou uma ação legal contra a fabricante de celulares alegando cobrança de preços abusivos nos royalties relacionados à conexão Wi-Fi do Xbox. No processo, a Motorola quer que a Justiça americana determine uma multa a ser paga pela Microsoft para cobrir os danos causados pela suposta violação. Não foram informados os valores.
- Batalha