7 passos para engajar clientes nas mídias sociais

0

As mídias sociais tornaram-se um divisor de águas na forma como as empresas interagem e respondem aos seus clientes. Uma das maiores mudanças é que agora é o Consumidor 2.0 quem direciona as conversas nas mídias sociais. Dessa maneira, as empresas de sucesso se tornaram aquelas que abraçam essa mudança e a utilizam para conduzir as conversas com os clientes atuais e potenciais.

Tendo isso em mente, destacamos 7 passos fundamentais para engajar clientes nas mídias sociais.  Juntos, eles permitirão a interação com os consumidores e a criação de conversas dinâmicas e experiências positivas. Além disso, esteja ciente de que alguns dos aspectos que parecem negativos sobre as mídias sociais na realidade podem operar a favor da sua empresa.

1- Seja humano: Personalize a experiência de seus clientes, finalizando tweets ou mensagens com o primeiro nome da pessoa que está respondendo, e use uma linguagem acessível e envolvente, sem jargões de marketing.

2 – Responda rapidamente: Use a velocidade do marketing social a seu favor. Em uma pesquisa, 17% dos entrevistados entre 16 e 34 anos de idade disseram que um tempo de resposta mais rápido melhora a sua experiência geral. Como regra geral, tente responder dentro de 24 horas no Facebook e em duas horas no Twitter.

3 – Não censure comentários negativos: Comentários negativos podem ser um grande recurso para identificar os defeitos do produto ou descobrir onde os processos precisam ser melhorados. Ao responder a esses comentários, corrija qualquer mal-entendido por parte do cliente e peça desculpas por quaisquer erros da sua empresa.

4 – -Acompanhe dúvidas e reclamações: Forneça acima de tudo atendimento ao cliente, dando seguimento a quaisquer dúvidas ou reclamações. Isso envolve o cliente de forma contínua e mostra que você se importa com as suas preocupações.

5 – Tenha como objetivo a resolução em um único contato: Tente responder e resolver os problemas do cliente por meio das mídias sociais, em vez de transferir a conversa para o telefone ou e-mail. Isso proporciona uma melhor experiência geral para o cliente no formato de comunicação que ele prefere. Se o problema não puder ser resolvido em 140 caracteres, envie por mensagem direta as informações sobre como entrar em contato com a sua empresa por e-mail ou telefone.

6 – Seja proativo quando houver problemas que envolvem toda a empresa: Se o website ficar fora do ar ou se houver recall de produtos, faça com que sua comunidade receba atualizações de status antes que as reclamações comecem a se multiplicar. Informe os seus seguidores sobre o problema e diga que você está trabalhando arduamente para resolvê-lo.

7 – Crie uma política de mídias sociais para sua empresa: Designe porta-vozes oficiais que possam responder aos comentários e perguntas. Treine esses porta-vozes em etiqueta apropriada para a web, tempos de resposta e procedimentos.

Alguns consideram o engajamento com o cliente nas mídias sociais mais uma forma de arte do que uma prática de negócios, mas essas estratégias podem ajudar a dar estrutura à abordagem de qualquer empresa.

Tim Dreyer, diretor de Relações Públicas da Aspect.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.