Empresas brasileiras destinam 20% do orçamento de TI a testes de qualidade de apps

0

Aplicativos de software confiáveis são cada vez mais importante para as operações e a reputação das empresas. Atualmente, um quinto do orçamento de TI das empresas no Brasil (20%) é destinado à qualidade dos aplicativos, proporção que deve subir para 25% nos próximos dois anos. Na área de garantia da qualidade, quase um quarto dos recursos (23%) é gasto com pessoal dedicado a testes; 29% com ferramentas e licenças; e 40% com hardware e infraestrutura. É o que revela a quinta edição do Relatório Mundial sobre Qualidade (World Quality Report), estudo realizado pela Capgemini, prestadora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, em parceria com a HP, com 1,5 mil líderes de TI de 25 países.

Apesar do interesse pela garantia da qualidade dos aplicativos, o relatório aponta que somente 17% dos CIOs e diretores de TI entrevistados no Brasil afirmaram que as suas atividades de teste são centralizadas num único departamento, que serve toda a organização, sendo que a média global é 26% — e outros 17% disseram que sua área de garantia da qualidade é altamente descentralizada, distribuída por diversas unidades de negócios, regiões e divisões. Além dos setores de serviços financeiros e telecomunicações, pouquíssimas organizações têm investido em uma abordagem totalmente centralizada e industrializada, com processos, metodologias, aceleradores, ferramentas de automação e métricas padronizadas.

Mundialmente, o gasto médio com garantia da qualidade, como uma porcentagem do orçamento total da TI, subiu de 18%, em 2012, para 23%, neste ano, quando mais de um quarto (26%) dos consultados já consolidaram sua área de garantia da qualidade para todos os projetos, linhas de negócio ou para toda a empresa. Em 2012, isso havia sido feito por apenas 8%.

No entanto, muitas empresas ainda sofrem para demonstrar o valor real das suas atividades de teste para o negócio. Mesmo com os canais móveis como os principais meios de interação tanto para os funcionários quanto para os clientes, quase metade (45%) das companhias ainda não validam a funcionalidade, o desempenho e a segurança dos seus aplicativos e dispositivos móveis. Apesar da rápida expansão dos testes móveis (de 31%, em 2012, para 55%, em 2013) apontada pelo relatório, mais da metade (56%) dos entrevistados mencionaram a falta de métodos especializados como a maior barreira para a realização de avaliações móveis e 48% disseram que ainda não possuem especialistas nessa área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.