Publicidade
Início Blogueria Big data como ferramenta analítica vital para o varejo

Big data como ferramenta analítica vital para o varejo

0
Publicidade

Cada vez mais, as redes de supermercados e empresas de varejo precisam de conhecimentos sobre o comportamento dos seus clientes para lançar ofertas personalizadas, recomendar produtos e serviços de acordo com suas preferências, hábitos e gostos.

A utilização de uma plataforma para descoberta (discovery platform) e a aplicação de técnicas de data mining e machine learning sobre informação estruturada e não estruturada permite aos executivos do setor conhecer, antes mesmo que o cliente vá a loja, quais os fatores e as variáveis que podem influenciar o carrinho de compras e o volume da sua próxima compra.

As soluções analíticas de dados permitem responder as seguintes perguntas:

Quais são os canais e os conteúdos mais efetivos para aumentar a rentabilidade e as vendas?

Quais tipos de promoções são mais propícias para alcançar e influenciar os diferentes segmentos de consumidores?

Que produtos são convenientes recomendar, com base nos diferentes clusters de produtos e categorias?

A expansão dos canais de varejo e o uso das redes sociais aumentaram o poder dos consumidores, que agora têm acesso a informações online e podem comparar produtos, preços e serviços. Quando os usuários interagem com as empresas por meio de redes sociais, eles têm mais poder de influenciar outros clientes potenciais com seus comentários e opiniões sobre a experiência que tiveram com determinadas marcas. Essas interações geram grandes volumes de informações e podem ter um alto valor, se incorporadas à plataforma de descoberta e se forem combinadas com fontes tradicionais de informação.

Os varejistas que tiverem a iniciativa de coletar, gerir e analisar um grande volume e variedade de dados obterão uma vantagem competitiva ao ampliar sua capacidade analítica. Isso permitirá melhorar a efetividade de suas campanhas de marketing, gerar eficiências, tanto na distribuição como na operação, criar experiências de compras mais inteligentes, e suportar os clientes de uma dinâmica criativa e efetiva, potencializando consideravelmente as vendas.

Alexis Zlocowski, diretor da prática de Big Data para C&LA da Teradata.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile