A próxima tendência no e-commerce: prever o comportamento do consumidor

0

Para o e-commerce, construir um relacionamento individual com seus consumidores é a estratégia ideal. Entretanto, essa construção pede uma personalização adequada no ambiente online, e os varejistas precisam ter informações inteligentes sobre seus clientes.

Estudo da Experian mostra que 61% dos lojistas entrevistados desejam usar essa percepção para gerar engajamento. Além disso, eles buscam tornar o relacionamento mais inteligente com o intuito de aumentar receitas. Mas, sem um entendimento profundo da base dos usuários, como é possível incrementar vendas?

Ter uma visão completa de quem compra no site é um primeiro passo, mas o e-commerce precisa adotar uma estratégia consistente para melhores resultados. É preciso buscar dados complementares que ampliem o engajamento, como hobby, áreas de interesse e itens desejados.

A coleta em tempo real dos dados dos consumidores leva a um novo nível de personalização para o comércio eletrônico – o que se traduz em melhor experiência aos consumidores.
Para chegar lá e surpreender o cliente, é importante garantir que todas as informações estejam atualizadas. A grande maioria das companhias suspeita que um quarto dos dados não seja preciso. Busque vincular todos os registros para ter uma visão única dos padrões de compra e das preferências das pessoas.

Depois, descubra como pode prever o comportamento do cliente. Históricos de dados transacionais (coletados a cada transação) são ótimos; no entanto, trazem apenas parte da história. Um modelo preditivo (processo de análise de informações que permite prever ações no futuro) pode indicar propensões de compras. Nesse cenário, é preciso coleta em tempo real, da mesma forma que a interação online do cliente.

Com a análise preditiva, o lojista virtual pode adaptar seu display para levar os clientes ao caminho ideal para a compra. Além disso, vale considerar as implicações na retenção de clientes. É possível personalizar ofertas com base no histórico de vida de cada indivíduo.

Esta transição não acontece da noite para o dia – mas já começou, pois pesquisas indicam que os comerciantes querem implementar soluções de personalização cada vez mais robustas. Para se destacar, é importante focar nas análises que definem o comportamento do consumidor. A partir daí, procure maneiras de amarrar esses indicadores com uma personalização online e dinâmica.

Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.