Magazine Luiza ganha participação de mercado com vendas por canais digitais

0

O Magazine Luiza acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal referente ao terceiro trimestre de 2015. Mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, com projeções de queda de cerca de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) do país ao final deste ano, a Companhia mostra uma série de números positivos.

Um dos mais expressivos é o avanço da participação das vendas digitais em relação ao total do faturamento no período. As vendas eletrônicas do Magazine Luiza cresceram 9,2% no terceiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 531,2 milhões. Atualmente, representam 22% do faturamento total da varejista – resultado da estratégia de digitalização, que tem como objetivo transformar o Magazine Luiza "numa empresa digital, com pontos físicos e calor humano".

O crescimento dos canais digitais, somado ao aumento do número de pontos de venda físicos (de 736 no 3o. trimestre de 2014 para 780 no mesmo período de 2015), levou à expansão da participação da empresa no mercado brasileiro de varejo de eletroeletrônicos e móveis. Com base na pesquisa mensal do comércio publicada pelo IBGE (PMC) e na análise de desempenho do setor de móveis e eletrodomésticos, a Companhia continuou a ganhar participação de mercado com desempenho superior ao do mercado.

Para adaptar-se aos desafios atuais da economia brasileira sem comprometer sua visão estratégica, o Magazine Luiza iniciou recentemente um processo de identificação de oportunidades para a redução de custos. O foco do trabalho são escritórios, centros de distribuição e melhoria dos processos. O core business tem sido preservado, demonstrando o equilíbrio das visões de curto e longo prazos. Nos primeiros nove meses deste ano, 24 pontos físicos foram inaugurados e 817 vagas geradas para apoiar essas operações.

Estratégia digital

O ano de 2015 vem sendo marcado pelo processo de digitalização, cujo objetivo é transformar o Magazine Luiza numa empresa digital, com pontos físicos e ''calor humano'', seguindo as mudanças de comportamento de compra do consumidor e a tendência global do varejo.

No final de outubro, a empresa lançou um aplicativo de vendas móveis, com inovações como a personalização das ofertas conforme o histórico de navegação do consumidor e a compra com apenas um toque. Nas duas semanas pós-lançamento, o novo app atingiu mais de 1 milhão de downloads.

Até o final do ano, 180 lojas físicas da rede vão operar no modelo digital de atendimento, com wi-fi disponível e vendedores equipados com smartphones que auxiliam a demonstração e comparação de produtos e tornam mais ágil o atendimento no ponto de venda, aumentando a produtividade total e melhorando a experiência de compra.

Graças às constantes inovações voltadas à melhoria do atendimento ao cliente, a operação de e-commerce da Companhia recebeu recentemente o selo RA1000, conferido pelo site de defesa do consumidor Reclame Aqui a empresas com excelentes indicadores nessa área.

A empresa

Com 58 anos de história, o Magazine Luiza, tem com 780 lojas  em 16 estados brasileiros.A empresa é a única em seu setor a contar com um centro de desenvolvimento de inovações, o Luiza Labs, cujo objetivo é levar inovação para as operações e contribuir para a estratégia de transformar o Magazine Luiza em uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano.

A companhia é listada, desde maio de 2011, na Bolsa de Valores de São Paulo. Ao longo de sua história, realizou 13 aquisições, consolidando sua presença nacional. Atualmente, o Magazine Luiza emprega mais de 20 000 profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.