Varejo online cresce 2,9% em outubro, mas setor já sente os efeitos do cenário econômico

0

O comércio eletrônico, um dos poucos segmentos do varejo brasileiro que até então vinha passando incólume pela crise financeira do país, começou a sentir o peso do cenário econômico e teve seu crescimento encolhido em outubro, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da Mastercard.

Embora tenha crescido 2,9% em relação a outubro do ano passado, a expansão ficou bem abaixo da média de crescimento de 11,8% no terceiro trimestre, que foi ligeiramente acima dos 8,8% registrados nos últimos três meses. Móveis, eletrônicos, vestuário e farmácia ultrapassaram o crescimento geral do e-commerce, enquanto o segmento hobby/livraria ficou abaixo do nível.

Apesar  disso, o comércio eletrônico ainda supera com facilidade o total de vendas no varejo total, que (excluindo automóveis e materiais de construção) caiu 6,3% em relação ao ano anterior. As vendas totais mostram que quatro dos sete setores varejistas superaram os indicadores de varejo total: supermercados, artigos farmacêuticos, materiais de construção e artigos domésticos/pessoais.  Dentre esses, apenas artigos farmacêuticos e artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram crescimento positivo. Por outro lado, roupas, móveis/eletrônicos e combustíveis ficaram atrás do crescimento total.

De modo particular, o setor de móveis e eletrônicos foi o que sofreu a queda mais acentuada de toda a sua série histórica, desde 2009.  Além disso, em outubro, o Dia das Crianças não conseguiu aumentar as vendas para o mês, e ainda reduziu o mês em dois dias úteis em relação ao ano passado, prejudicando ainda mais as comparações em relação ao período.

"O ambiente econômico do Brasil ainda enfrenta enormes desafios e continua a deteriorar-se, com altas taxas de juros, inflação e uma desaceleração do crescimento da massa salarial, que impacta na confiança do consumidor", analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors. "Nós devemos continuar a observar a deterioração das vendas no varejo nos próximos meses, pelo menos até o final do ano", acrescenta.

O levantamento mostra ainda que nenhuma região conseguiu registrar números positivos. As regiões Nordeste (-4,9%) e Sudeste (-6,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (-7,6%), Sul (-6,9%) e Centro-Oeste (-8,0%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.