Brasília ganha 1º hub de inovação instalado em uma empresa de medicina diagnóstica

0

Fortalecer continuamente o ecossistema de inovação no País, estimular uma mentalidade mais empreendedora, criativa e disruptiva, e acelerar a transformação digital do setor de saúde. Estes são alguns dos objetivos do mais novo projeto do Grupo Sabin: Skyhub.bio, o primeiro hub de inovação dentro de uma empresa de medicina diagnóstica no Brasil, que vai conectar startups, acadêmicos, empresas e investidores, e fomentar desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.

Fundado em Brasília, o espaço oferece infraestrutura física e uma programação especial para healtechs, biotechs e medtechs. Além do acesso a expertise em saúde dos profissionais do Sabin, as startups também poderão se conectar a pesquisadores, fornecedores e outros empreendedores. Há ainda a possibilidade dessas empresas se tornarem fornecedores do Grupo e também conhecerem de perto o modelo de gestão e os projetos em desenvolvimento da empresa.

Outro diferencial deste hub é que está inserido em uma empresa que tem a inovação no DNA. "O Grupo Sabin é referência pela cultura empreendedora de alta performance e pelo protagonismo de nossos colaboradores na construção de nossa sede e nossas mais de 296 unidades no país. Este é mais um passo importante do Sabin. É também uma oportunidade singular que estamos dando para que estes novos empreendedores possam conferir mais de perto a nossa cultura organizacional e conhecer as especificidades e necessidades da cadeia produtiva da saúde, apoiando no desenvolvimento de novos produtos e serviços", destaca a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

A executiva reitera ainda que hoje o setor de saúde é um dos que mais impulsiona movimentos tecnológicos e destaca as plataformas que permitem a integração da cadeia e da gestão das informações de saúde até a decisão clínica. "O mundo corporativo segue investindo fortemente nos modelos de negócios que otimizam a gestão da saúde, implementando novas tecnologias que conduzem às decisões assertivas nos cuidados centrados no paciente e também nos aspectos relacionados à sustentabilidade do setor. Nossa intenção com mais este projeto é contribuir para que as startups consigam construir seus ecossistemas e assim, agregar valor à todo esse sistema de inovação", destaca a executiva.

Em respeito às principais diretrizes de saúde e para evitar aglomerações, a primeira etapa de engajamento será feita de forma totalmente virtual, com atividades de educação e networking, desenvolvidas dentro dos canais do grupo. A segunda etapa será estruturada dentro do hub quando houver a liberação das restrições relacionadas à pandemia.

Grupo Sabin: Inovação no DNA

"O primeiro passo para acelerar é dar poder à inovação". A declaração é do criador do Business Model Canvas, Alexander Osterwalder, referência global em inovação e ecoa como um mantra no mundo corporativo. Mas apostar nas soluções que nascem de mentes brilhantes não é novidade para o Sabin. Desde 2009, a empresa investe continuamente no desenvolvimento de uma cultura de inovação, estimulando a participação de colaboradores em projetos, pesquisas técnico-científicas e desenvolvimento de novos produtos e serviços, assim como modelos de negócio e parcerias. É este estímulo às inovações que permite ao Sabin cumprir sua missão de oferecer serviços de saúde com excelência e reforçar seu compromisso com seus mais de 5 milhões de clientes, comunidade médica e stakeholders.

Este mês, o Grupo Sabin e o Grupo Fleury anunciaram a criação em conjunto do Kortex Ventures, o fundo de investimentos que já é um dos maiores do Brasil e deve prover aportes de R? 200 milhões em startups nacionais e estrangeiras, com foco em empresas de tecnologia para saúde, em até 4 anos. As startups terão acesso à rede de relacionamentos e estrutura técnica e científica das áreas de P&D da companhia. "O investimento no Kortex é mais uma etapa do plano do Grupo Sabin para fortalecer o ecossistema de saúde, posicionando a empresa como parceira estratégica de empreendedores e de negócios. Além do investimento, buscamos entregar uma plataforma de conhecimento, desenvolvimento e validação de tecnologias, produtos e serviços com maior velocidade e consistência. Nosso objetivo é apoiar empresas que transcendam a medicina diagnóstica, contribuindo com soluções inovadoras para os cuidados integrados da saúde", destaca Lídia Abdalla, presidente do Grupo Sabin.

Em julho deste ano, o Sabin anunciou também o aporte de 12% feito na Prontmed, empresa que oferece soluções para gestão de saúde populacional e integra consultórios, hospitais, laboratórios e operadoras/seguradoras. O aporte faz parte da filosofia de integração com a cadeia produtiva em saúde para gerar valor para o paciente e reafirma a dedicação do Sabin em apostar nas soluções essenciais para a tomada de decisão na gestão de saúde. O Sabin também investiu na Amparo Saúde, empresa especializada em Atenção Primária à Saúde (APS), e ampliou sua proposta de valor para empresas e operadoras nos cuidados com seus colaboradores e beneficiários, contribuindo com a sustentabilidade do setor. Foi também em parceria com a Amparo Saúde, que o Sabin inaugurou a primeira unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) in company, como projeto-piloto na sede, em Brasília.

Reforçando o compromisso de garantir a melhor experiência do cliente e potencializando sua eficiência operacional, o Sabin investiu na bem.care, startup que disponibiliza serviços de saúde por assinatura. Como empresa de alma feminina, o Sabin também busca engajar a liderança das mulheres no universo das startups, e é uma das investidoras da Women Entrepreneurship (WE), projeto da Microsoft que inspira o empreendedorismo de startups lideradas por mulheres. A empresa também investiu na Qure Venture Capital, empresa que faz parte do fundo de investimento israelense Ourcrowd – uma plataforma de crowdfunding de capital líder para investir em startups globais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.