Publicidade
Início Blogueria Ciência de dados é combustível para melhores negócios

Ciência de dados é combustível para melhores negócios

1
Publicidade

O dia 27 de agosto de 1859 mudou totalmente o rumo da história e foi fundamental para o mundo e a sociedade que vivemos hoje. Não foi a chegada no homem à lua nem o lançamento do primeiro computador. Na cidade de Titusville, Pensilvânia, um empresário descobria o petróleo. A partir de então, esse combustível gerou uma riqueza sem precedentes para seus detentores.

Nos últimos anos, muitos executivos adotaram a frase “Dados são o novo petróleo”, do matemático inglês Clive Humby, como um mantra para justificar investimentos de baixo desempenho em análises avançadas de dados. Empresas tradicionais, como o Itaú e o Walmart, atualmente ocupam o topo das reservas de dados – como a Arábia no ranking do petróleo – mas ainda possuem um enorme valor inexplorado.

Via de regra, o conceito de transformação digital vem sendo cada vez mais difundido e as organizações precisam estar prontas para ele e principalmente para a avalanche de dados que propicia. Hoje, a personalização é lei e vence quem consegue customizar melhor uma oferta, seja de produto ou serviço. Essa assertividade está diretamente ligada à capacidade de interpretar esses dados. Quem faz a interpretação melhor, vence!

As empresas têm acesso a bilhões de ‘data points’ que proporcionam melhores insights. Com aplicações mais amplas de data science, as organizações são capazes de otimizar, refinar e automatizar muitos de seus processos, tomar decisões mais estratégicas e assertivas sobre seu negócio, mercado e, principalmente, alinhadas às necessidades individuais dos clientes.

Essa é realmente uma ferramenta poderosa na hora de encontrar a melhor solução para um determinado problema. Saber usufruir dessa informação mudará substancialmente a maneira como as corporações operam e tornará os dados tão valiosos quanto o petróleo. Temos três pontos a serem compreendidos e avaliados para que o uso da ciência de dados e de decisão juntas melhorem os resultados.

Transformação Digital: as empresas estão prontas?

Por ser um conceito muito falado no mercado, muitas vezes é o pontapé inicial para a jornada de uso de análises preditivas e insights disruptivos que vêm do Vale do Silício. Depois de infinitas pesquisas sobre modelos de negócios inovadores e maneiras exponenciais de crescer em pouco tempo, as empresas e consultorias chegam ao mais profundo nirvana corporativo e à decisão que é cada vez mais comum: minha empresa precisa se tornar uma organização orientada a dados.

A partir daí, infraestruturas em nuvem são criadas e mais consultores são contratados para construir um Data Lake. De repente, todos; do recém-nomeado Chief Data Officer ao estagiário de marketing, todos parecem estar falando sobre bancos de dados NoSQL e afins. Mas a realidade, nua e crua, é que os resultados neste estágio são raros para aumentar as vendas ou mover substancialmente o ponteiro de quaisquer KPIs financeiros. É o momento de partir para a próxima etapa: encontrar cientistas de dados para entender e interpretar todos os dados.

Data Science: análise para insights factíveis

Dentre as possibilidades profissionais em voga nos últimos anos, certamente ser cientista de dados está entre elas. Quanto mais dados, maior a necessidade de mentes capacitadas para interpretar e saber o que fazer com esse petróleo bruto. Mas não é fácil, pelo menos por hora, encontrar esses especialistas.

Como as estrelas do rock, os melhores profissionais querem tocar de acordo com suas próprias melodias. Isso é um presságio da grande incongruência entre as recomendações de estratégia e a execução prática de negócios em grandes organizações. Em suma, os cientistas de dados integram matemática e tecnologia para extrair insights de grandes conjuntos de informações.

A máquina é treinada pelo ser humano para aprender modelos preditivos e tornar os sistemas, integrações e dados ainda mais inteligentes dentro de cada empresa. Os algoritmos são poderosos em todos os setores: de saúde a finanças, passando pelo varejo físico e on-line, telecomunicações e muito mais. Conseguir interpretá-los também traz outra vantagem competitiva que muitas vezes não é falada: possibilita diminuir o abismo entre os diferentes mundos que são vendas e marketing, em que escolhas exigem mais do que conhecimento e manuseio de números.

Decision Science: análise avançada para melhores escolhas

O sucesso de um negócio passa por tomadas de decisões precisas. Os líderes são avaliados pela qualidade de suas escolhas. Assim, o elemento humano a frente de uma empresa é amplamente insubstituível. No entanto, desenvolver hipóteses baseadas em lógica e probabilidade usando dados é um indício de alternativas mais precisas.

Por meio da aplicação interdisciplinar de matemática, negócios, tecnologia, design thinking e ciências comportamentais, as organizações estão mais bem preparadas para consumir análises que satisfaçam a responsabilidade pelos resultados. O objetivo final da ‘decision science’ é alavancar dados e estatísticas para melhorar esse processo de definição e, por exemplo, aprimorar campanhas de marketing e orçamentos.

O caminho não é tão simples e rápido quanto parece. Mas depois de entender como usufruir dos dados de maneira correta, o impulsionamento do seu negócio é certo.

Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile