Publicidade
Início ESG Estudo: o futuro da inclusão em um ambiente de trabalho em evolução 

Estudo: o futuro da inclusão em um ambiente de trabalho em evolução 

0
Publicidade

A medida em que empresas em todos os mercados e setores contemplam a rápida transformação global de como, quando e onde trabalhamos, a Intel encomendou uma pesquisa com 3.136 líderes empresariais em 17 países – incluindo o Brasil, para ouvir uma perspectiva em primeira pessoa sobre o estado de Diversidade e Inclusão (D&I) hoje, o impacto que a pandemia de COVID-19 teve no cumprimento de seus objetivos e de que forma planejam construir empresas inclusivas e diversificadas no futuro.

A forma como os líderes de empresas do mundo todo integra D&I em seus sistemas, cultura empresarial e iniciativas foi profundamente afetada por conta da maior dispersão das forças de trabalho e do aumento da dependência tecnológica. À medida que planejam a próxima fase para suas organizações – seja ela remota, presencial ou híbrida – está claro que os líderes precisam encarar D&I de forma diferente.  Na Intel, estamos usando dados para embasar nosso planejamento – e hoje compartilhamos as descobertas globais e regionais com o público para que outros possam consultar e aplicar esses insights em suas próprias forças de trabalho.

O que os dados globais mostram 

As organizações encontram-se em um ponto de inflexão na forma como integram a D&I em seus sistemas, cultura e expectativas da liderança. Cerca de 63% dos participantes da pesquisa global afirmam que a pandemia de COVID-19 teve impacto positivo em D&I nas suas empresas. Todavia, o caminho para o sucesso ainda apresenta algumas discrepâncias. Enquanto 64% dos participantes com metas estabelecidas de D&I afirmam querer atingi-la nos próximos dois anos, um terço deles não tem certeza se suas empresas estão preparadas para tal, sugerindo a necessidade de mais investimentos.

Além disso, 30% dos líderes que relatam impacto negativo no progresso da D&I em suas empresas por conta da pandemia de COVID-19 viram uma queda no número de funcionários de grupos subrepresentados. Mais da metade desses líderes (54%) afirmam que funcionários com deficiência sofreram mais com demissões do que outros grupos durante a pandemia, ainda que 37% dos líderes globais indiquem que deficiência e acessibilidade são prioridade em seus investimentos em D&I.

Outras tendências apontadas pelo estudo incluem:

  • A tecnologia tem papel fundamental no alcance das metas D&I:Com 89% dos executivos indicando que a tecnologia facilitará o cumprimento de metas em D&I e 35% afirmando que a tecnologia que apoia D&I é fundamental para alcançá-las, está claro que a tecnologia e os recursos serão essenciais na realização de iniciativas de D&I bem-sucedidas para uma força de trabalho distribuída. Todavia, 52% acreditam que a necessidade de adotar novas tecnologia irá prejudicar suas metas em D&I.
  • Espaço para investimentos em stakeholders e financeiros: 57% dos líderes de negócios afirmam haver espaços para que suas empresas invistam mais em sistemas e iniciativas que promovem a D&I, sendo que 20% estão empenhados em garantir que os funcionários remotos e internos se beneficiem equitativamente das práticas de negócios que apoiam D&I nos próximos 12 meses. Por outro lado, baixos níveis de interesse de stakeholders seniores ou sem liderança sênior dedicada de D&I foram apontados como o desafio número 1 (36%) que poderia impedir as empresas de atingir seus objetivos.
  • Líderes buscam padrões da indústria e conhecimento compartilhado: 51% dos entrevistados citaram o aumento na percepção, diálogo e mudança em toda a indústria para uma linguagem inclusiva em produtos e documentos como sendo útil para atender às metas organizacionais de D&I. Além disso, 37% dos líderes entrevistados disseram que gostariam de ter acesso a benchmarks /padrões da indústria globais para D&I e 37% querem mais colaboração em toda a indústria no que se refere à inclusão.

O que os líderes brasileiros pensam

No Brasil, a pesquisa foi conduzida entre 203 tomadores de decisões empresariais ou influenciadores da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, em organizações que empregam mais de 100 pessoas, em todo o Brasil. Dentre eles, metade (50%) diz que a pandemia da COVID teve um impacto positivo sobre D&I em sua organização e 64% afirmam que garantir que suas iniciativas existentes sejam eficazes é uma das três principais prioridades da empresa nos próximos 12 meses. E, para isso, a tecnologia é considerada uma grande aliada, tendo em vista que 97% concordam que a tecnologia facilitará o alcance de suas metas de D&I.

Um fato interessante é como a transformação e a adoção de novos modelos de trabalho é considerado um ponto importante para maior inclusão e diversidade, segundo os líderes. 56% disseram que novos modelos de trabalho lhes permitiram incorporar métodos de trabalho flexíveis e remotos que manterão a longo prazo e a mesma porcentagem considera que a aceleração da transformação digital incentivou a adoção de novas ferramentas que apoiam a inclusão. E quando pensamos em adaptabilidade, 64% disseram que sua organização adaptou significativamente as iniciativas de D&I para uma força de trabalho híbrida.

Mais algumas conclusões em relação aos líderes de negócios brasileiros incluem:

  • 66% pensam que a tecnologia melhorará as iniciativas de contratação do D&I, e permitirá treinamento e apoio em tempo real;
  • 55% acham que seus negócios passaram a se concentrar mais na igualdade de gênero;
  • 84% disseram que sua organização estabeleceu metas de longo prazo para alcançar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. Desses, 76% disseram que levaram entre 1 e 2 anos para alcançar suas metas (enquanto mundialmente é 64%).

O estudo está disponível neste link.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile