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Banco Daycoval investe em IA Gen para aperfeiçoar a qualidade do serviços financeiros

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Em um setor competitivo e constantemente transformado pela inovação, o Banco Daycoval, 100% de capital nacional, está se destacando no mercado brasileiro, especialmente pelo uso avançado de inteligência artificial (IA). Ele é um com várias frentes de atuação, tanto para pessoas jurídicas quanto físicas, com uma carteira forte em investimentos e uma nova corretora que acabou de abrir.

Desde 2014, o Daycoval passou por uma transformação digital completa, operando com processos digitais desde a abertura de contas até a concessão e avaliação de crédito. Este posicionamento colocou o banco como um dos líderes no segmento de middle market, que envolve empresas com faturamento entre R$ 20 e R$ 100 milhões por ano.

Segundo Alexandre Rhein, diretor de Tecnologia, o setor de tecnologia conta com uma estrutura de cerca de dois mil servidores e mais de 8.500 dispositivos, cerca de 400 profissionais e um orçamento de aproximadamente R$ 90 milhões, “demonstrando o comprometimento da instituição com inovação”.  “O volume de operações em crescimento exige cada vez mais ferramentas automatizadas e disruptivas para dar conta das demandas”, diz.

Rhein diz que é impossível para um analista humano processar o volume de dados e logs que o banco gera mensalmente. Para suprir essa demanda, o banco emprega IA no processo de análise de eventos registrados por sistemas de monitoramento de logs.

“Não dá para cobrar de nenhum analista que ele intérprete com qualidade o que acontece nos logs. A IA consegue manipular esses dados e alertar sobre o que é, de fato, relevante”, comenta Rhein. Segundo ele, o banco gera até três terabytes de logs mensais, e a IA permite que esses dados sejam tratados de forma rápida, permitindo uma resposta proativa e direcionada para ameaças reais.

A introdução da IA Generativa

No final de 2022, o banco iniciou a exploração das possibilidades da IA generativa, inicialmente em caráter experimental e logo após com resultados promissores, partir 2023, começou a aplicar a tecnologia em áreas como atendimento ao cliente, especialmente na área de Ouvidoria.

A IA generativa rapidamente se tornou um pilar em aplicações como a análise e resposta automática a consultas de clientes, e, com a evolução da tecnologia, passou a atuar em processos internos críticos, como, por exemplo, o suporte do departamento jurídico. “Cada processo jurídico envolve um grande volume enorme de documentos, e temos uma equipe que passa o dia todo tentando organizar cerca de 300 processos diários. Com a IA, conseguimos automatizar a análise e reduzir o tempo de processamento de horas para minutos, com uma assertividade acima de 98%”, diz Rhein.

Entre as ferramentas desenvolvidas pelo Daycoval está o “Infinity Mind”, que facilita o processo de concepção de projetos. Anteriormente, analistas de TI levavam até 8 horas para detalhar um projeto, tempo que foi ligeiramente reduzido com o uso da IA. “Hoje, o Infinity Mind automatiza a geração desses documentos de concepção, garantindo que todos os requisitos regulatórios e de segurança sejam contemplados. Isso eliminou a necessidade de investigações adicionais entre os analistas e desenvolvedores, tornando o processo mais fluido.”, explica o executivo.

“A ferramenta também é uma referência para desenvolvedores que precisam de instruções para desenvolvimento de uma aplicação sem a necessidade de esperar por um analista de negócios. Com esse recurso, o banco aprimorou a padronização e a agilidade dos projetos, um passo crucial para a produtividade da equipe”.

Entre os projetos em andamento, Rhein destaca a aplicação de IA no setor de investimentos do Daycoval. Ele menciona que o banco está desenvolvendo uma nova ferramenta de IA que funcionará como um assistente financeiro personalizado, fornecendo opções de investimento com base no perfil e nas preferências do cliente. “É uma experiência personalizada que orienta o cliente, levando em conta tanto a lógica do mercado quanto o perfil do investidor”, explica.

Outro exemplo de aplicação de IA é a área de câmbio por atacado. A tecnologia visa acelerar e automatizar os processos, oferecendo uma jornada mais eficiente tanto para operações de câmbio de grandes valores quanto para o setor interno, que lida com uma complexa carga de documentos e regulamentações.

Copiloto: aliado na codificação

Outro marco na trajetória tecnológica do Daycoval foi a implementação do Copilot, assistente de desenvolvimento que opera dentro dos sistemas de código do banco, fornecendo sugestões de código e analisando o impacto das alterações. “O Copilot é capaz de realizar testes e avaliar alterações de código em 30 segundos, algo que antes demorava horas”, ressalta Rhein.

Com essa tecnologia, a produtividade dos desenvolvedores aumentou em aproximadamente 15%, um ganho significativo que tem sido vital para sustentar a velocidade de desenvolvimento necessária para o banco. Desde maio de 2023, o Daycoval optou pelo Copilot da Microsoft, após constatar melhorias de desempenho em comparação com outras soluções.

Inovações no atendimento ao cliente

A IA também está transformando o atendimento ao cliente no Daycoval, por meio da transcrição e análise de sentimentos em chamadas telefônicas. O banco processa em média duas mil ligações contínuas, e, em cerca de 20 minutos, todas as conversas são transcritas e avaliadas. Esse recurso permite ao banco identificar clientes insatisfeitos e tomar ações corretivas imediatas. “Se uma conexão não foi boa, podemos retornar rapidamente para corrigir a experiência do cliente”, conta Rhein, ressaltando que essa análise traz uma aproximação e rapidez no atendimento.

Segurança como prioridade

Além de melhorar a produtividade e eficiência, o Daycoval mantém um posicionamento firme em relação à segurança da informação. Rhein explica que uma instituição conta com três equipes dedicadas exclusivamente à segurança: um centro de operações de segurança (SOC), um grupo de segurança institucional e uma equipe de resposta a incidentes. “Investimos cerca de 30% do nosso orçamento anual em segurança, realizando testes de penetração em todos os sistemas do banco para garantir a integridade. Essas medidas são essenciais para proteger os dados de milhões de clientes e garantir que os sistemas do Daycoval atendam aos padrões de segurança do setor bancário”.

Outro ponto pioneiro da Daycoval foi a implementação de um sistema de reconhecimento facial, ativo desde 2017. Esse sistema, com cerca de quatro milhões de faces cadastradas, é utilizado em diversas áreas do banco, como internet banking e crédito consignado, garantindo uma autenticação segura para o cliente.

“Esse sistema realiza até dez reconhecimentos aparentes por segundo em períodos de pico. A tecnologia possui detecção de ‘liveness’, ou seja, garante que é uma pessoa real, evitando fraudes”, explica Rhein. Esse tipo de tecnologia está evoluindo constantemente, especialmente diante das tentativas de ataques com imagens falsas geradas por IA, os chamados “ataques de apresentação”.

Ele ainda destaca: “Hoje, não dá para confiar apenas na face ou na voz, porque a IA pode replicá-las. Usamos metadados múltiplos para garantir que o usuário seja real. Esse é um recurso essencial, pois nos ajuda a monitorar e validar a identidade de nossos clientes de maneira segura.”

Nuvem híbrida e infraestrutura de dados

Em relação à infraestrutura do Daycoval, Rhein revela que o banco adota uma abordagem de nuvem híbrida, mantendo uma combinação entre data centers próprios e serviços em nuvem. “Estamos em uma forte tendência de nuvem híbrida, buscando o equilíbrio entre custo-benefício e segurança”, afirma. A meta é que 30% dos sistemas estarão encapsulados em contêineres nos próximos dois anos, o que permite maior flexibilidade para operações e escalabilidade.

Essa mudança na infraestrutura visa também melhorar o processo de implantação de sistemas, permitindo que novos serviços entrem ao longo do dia, minimizando o tempo de inatividade e possíveis falhas de produção.

Inovação e o futuro

O Daycoval vislumbra um futuro em que as soluções de IA desempenham um papel ainda maior no desenvolvimento de novos produtos e no atendimento ao cliente. Com um cenário de 80% das demandas complexas — levando menos de 12 horas para serem resolvidas — Rhein aposta que a integração entre o Infinity Mind e o Copilot será uma força motriz para a eficiência e inovação.

“A IA já é fundamental em nossa operação diária, e estamos apenas no início de um caminho que nos levará a novos patamares. No Daycoval, acreditamos que combinar tecnologia e talento humano é o que nos permite construir um banco forte, seguro e preparado para o futuro”, finalizai Rhein.

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