A Tata Consultancy Services (TCS) assinou um acordo de parceria com o Insper, para expandir as frentes de inovação no país por meio de ações colaborativas em pesquisa acadêmica e inovação.
Com previsão de 10 anos de duração, o projeto estimulará o desenvolvimento de protótipos que podem ser experimentados e implementados em larga escala, alavancando tecnologias emergentes como IA, robótica, IoT, computação espacial e outras. Ao final, a ideia é que clientes no Brasil e na América do Sul tenham acesso a inovações de forma mais rápida e eficiente, acelerando suas jornadas de transformação.
A TCS e o Insper vão explorar a frente de pesquisa e a inovação para promover a aplicação de novas tecnologias na resolução de problemas e no desenvolvimento de novos produtos. Alguns dos setores econômicos beneficiados serão: bancos, serviços financeiros e seguros, energia e recursos, manufatura, assistência médica e ciências biológicas, varejo e bens de consumo.
A frente de pesquisa acadêmica tem como intuito ajudar na resolução de problemas de negócios comuns entre as empresas. Alguns exemplos de investigações são: geo-sensoriamento baseado em satélite para melhorar a produtividade das colheitas no Brasil; a redução do tempo de inatividade em plataformas de petróleo offshore; e o novo processo de desenvolvimento de medicamentos acelerados por meio de IA.
De acordo com Bruno Rocha, Country Head da TCS Brasil, a ideia em comum entre as duas instituições é estabelecer uma ponte com o mercado, de forma a atender de forma mais eficaz empresas de diferentes perfis. "Essa parceria nos permitirá ter acesso à expertise acadêmica, à capacidade de colaborar com as capacidades de negócios e engenharia que o Insper possui, além de construir um espaço de colaboração para nossos clientes, visando mudanças empresariais, ambientais e sociais no Brasil por meio de nossos clientes", afirmou.
"A colaboração com a TCS reforça a missão do Insper de promover a transformação do Brasil por meio da inovação. O desenvolvimento de projetos de engenharia e computação tem sido um dos pilares da instituição nos últimos anos e essa parceria nos colocará na fronteira do desenvolvimento de soluções para problemas reais de empresas, além de oferecer novas possibilidades de aprendizado e experiências para nossos alunos", afirma Rodrigo Amantea, head do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha do Insper.
A parceria também ajudará as empresas a estabelecerem uma colaboração inovadora, integrando ativos físicos, tecnologias de parceiros e desafios do cliente para criar novas ofertas e soluções. O tipo de colaboração incluirá trabalhos de pesquisa acadêmica, desenvolvimento de protótipos de tecnologia, organização de seminários, hackathons e palestras tecnológicas usando a metodologia TCS Pace para Inovação em escala.