Unimed-Rio alinha tecnologia aos negócios

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A Unimed-Rio, administradora de planos de saúde do Rio de Janeiro, implementou um projeto que tinha como principal finalidade alinhar a TI com o seu negócio. De olho na eficiência operacional (controle, custos compatíveis, etc.), na melhoria da prestação de serviços aos usuários e clientes do sistema de saúde, além de na redução de custos com a contratação de serviços, a administradora foi pioneira da rede do grupo a implantar de soluções focadas em business service management (BSM) e nas melhores práticas descritas pelo ITIL nos processos de gerência de incidentes, problemas, mudanças e configurações em 100% de sua infra-estrutura.

Para tal, a Unimed-Rio escolheu as soluções da BMC Software. ?Já investimos mais de R$ 500 mil nesse projeto e nosso principal objetivo desde o início é atender as metas estratégicas de excelência operacional nos processos e sistemas de informação da empresa, e garantir a alta disponibilidade dos sistemas?, revela Alexandre Santos, CIO da Unimed-Rio.

Toda a rede, servidores e bancos de dados da administradora de planos de saúde são monitorados pelos produtos da BMC Software, que fornecem indicadores e informações gerenciais para alcançar níveis elevados de governança corporativa para suportar a tomada de decisões dos gestores, considerado também pré-requisito na escolha do pacote de soluções da BMC. A linha de produtos escolhida foi a do BMC Service Desk Express, que tem como objetivo fazer o alinhamento da TI aos negócios em empresas com TI de média complexidade, bem como o Patrol, Dashboard, Capacity&Planning, entre outros produtos.

?Essa é uma das melhores soluções de gerenciamento de serviços de TI disponível atualmente no mercado. Com isso, a empresa pode ser direcionada para uma visão ITIL, possibilitando um melhor gerenciamento de seus ambientes de TI?, comenta Valéria Godoy, diretora de vendas da BMC Software.

Anteriormente, o cenário da Unimed-Rio era bem diferente, a companhia utilizava o aluguel da ferramenta de outro fornecedor. As soluções da BMC foram escolhidas pelo cliente pela capacidade de integração e usabilidade da sua ferramenta de service desk. A negociação do projeto foi realizada pela CSP Consultoria & Sistemas, que efetuou a venda, a integração e a implantação de todas as tecnologias de gerenciamento e monitoração da Infra-estrutura, contemplando servidores, redes, banco de dados e capacity plane. O BMC Service Desk Express foi implantado pela consultoria paulista TripleS, sob a coordenação da CSP, que é também responsável pelo suporte dos produtos e pela manutenção dos mesmos, garantindo a evolução constante do projeto. Seis profissionais da BMC e das empresas parceiras estiveram envolvidos no projeto.

?Vale a pena ressaltar que os principais resultados já percebidos estão principalmente na alta disponibilidade, para a qual superamos o valor da meta traçada para este ano. Esse projeto é de altíssima importância para a Unimed-Rio, somos uma empresa de serviços que funciona 24x7x365, lidamos com vidas, somos fortemente regulados pelo governo e atuamos em um mercado extremamente competitivo?, explica o CIO da Unimed-Rio.

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