Hospital Vitória investe em TI para seus pacientes

0

Com o intuito de oferecer um serviço cada vez mais qualificado e eficiente, o Hospital e Maternidade Vitória, localizado no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo, investiu em novas aquisições, como sistema de telemedicina, painel cirúrgico com Kinect e tablets para administração de medicamentos à beira leito,  ferramentas capazes de auxiliar os médicos em consultas e procedimentos cirúrgicos, além de levar mais agilidade às equipes.

Referência em cirurgia bariátrica, obstetrícia e trauma, o Hospital Vitória poderá ser consultado por profissionais de outras instituições para discussão de casos mais complexos nessas especialidades. Da mesma forma, o Vitória poderá se conectar rapidamente a médicos de hospitais que são referência em outras especialidades, como o TotalCor (cardiologia), o Paulistano (neurologia e oncologia), ou o Alvorada (neurologia e ortopedia).

Por meio de um monitor de 32 polegadas instalado em uma sala privativa dentro do Pronto Socorro, com um retroprojetor ao lado, é realizada uma videoconferência com a outra instituição de saúde que permite a troca das informações que possam auxiliar na resolução do caso, como exames já realizados. Além disso, podem encaminhar transferências e avaliações. O médico responsável pelo plantão recebe um bip para ser acionado em caso de chamado para uso do sistema.

No centro cirúrgico, as informações do paciente já não serão mais consultadas e anotadas em um quadro manual. O médico passa a contar com um painel que utiliza a estrutura do Kinect, da Microsoft, que permite a visualização de grade cirúrgica, dados pessoais e prontuário médico a partir do simples movimento das mãos à distância. Além disso, é possível verificar resultados de exames, inclusive de imagens como tomografia e ressonância magnética, com zoom fazendo movimentos em diferentes posições.

Na administração de medicamentos, a adoção de tablets garante ainda mais segurança, agilidade e modernização ao processo, que passa a ser controlado eletronicamente. O médico avalia o estado de saúde do paciente, prescreve os remédios necessários e, nos horários indicados, a medicação prevista é automaticamente solicitada e dispensada pela farmácia com um código de barras. No leito, o profissional de enfermagem utiliza um tablet para consultar todas as informações referentes à pessoa internada e realiza uma dupla checagem do prontuário antes de aplicar os medicamentos. Por enquanto a ferramenta está disponível somente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com previsão de integração com todo o hospital até o início de 2013.

“Todas estas iniciativas visam oferecer um suporte cada vez mais qualificado a cada um de nossos pacientes. Estas ferramentas contribuem para maximizar os procedimentos de segurança, organização de cirurgias e atendimentos a casos mais complexos e específicos. Além disso, torna o hospital ainda mais moderno, seguindo uma tendência de mercado ao adotar práticas inovadoras no tratamento aos pacientes”, aponta Luiz Cervone, diretor médico do Hospital Vitória.

Sobre o Hospital Vitória

Inaugurado em dezembro de 2010, no Jardim Anália Franco, ele reúne atendimento diferenciado e tecnologia de ponta para os seus pacientes. Com 28 mil m2, divididos em 13 andares, a Instituição contará com 233 leitos, ao final do projeto, e atende a todas as especialidades médicas. O Pronto-Socorro funciona 24 horas, apto a receber adultos, crianças e gestantes. O Hospital Vitória tem capacidade para realizar mais de 1,5 mil cirurgias de baixa a alta complexidade, 2 mil internações e 15 mil atendimentos mensais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.