Como o PSIM pode ajudar na segurança da sua empresa

0

O atual cenário econômico do Brasil está afetando empresas de todos os portes e segmentos. É sabido que a redução de custos está sempre entre a missão das companhias, porém, é importante ter cautela na hora de cortar algum serviço para não comprometer a produtividade e a qualidade. Casos considerados supérfluos, por alguns profissionais em determinado momento, podem ocasionar futuramente uma instabilidade na estrutura econômica da empresa como o pagamento de indenizações trabalhistas ou sinistros.

Um bom exemplo são os sistemas de segurança. Estes merecem atenção, independente do momento econômico. O corte deste tipo de serviço pode gerar ainda mais custos para as organizações. É comum encontrarmos diversos tipos de aplicações em uma única companhia. O que pode parecer diversidade, na verdade é o indício de um possível conflito de informações, devido à dificuldade de visualizar e analisar todas as ferramentas separadamente.

Uma boa alternativa nestes casos é a implementação soluções que auxiliam o desempenho dessas operações, como o Physical Security Information Management (PSIM). Por meio dele, é possível integrar vários dispositivos e controlá-los em uma única interface de usuário, garantindo assim a redução nos gastos operacionais e na infraestrutura da segurança. Além disso, oferece como vantagem a otimização do tempo, agilidade nas respostas e maior eficiência dos operadores.

O fato de não possuir restrições e poder ser aplicado em qualquer empresa é um de seus principais benefícios. Já que incorpora informações provenientes do próprio software e de bancos de dados externos, permitindo o mapeamento de informações relevantes para complementar o quadro de segurança. Entre os dispositivos que o PSIM pode integrar estão os sistemas de alarme de intrusão, CFTV, controle de acesso, automação predial, entre outros.

Assim, a plataforma permite aos operadores uma visão unificada de todos os dispositivos que fazem parte da solução de segurança da empresa, conseguindo oferecer um número maior de informações interligadas e correlacionadas, reduzindo o tempo de análise e entendimento pelo operador da real situação e consequentemente, sendo mais produtivo e eficiente.

Além disso, na maioria dos casos, o retorno sobre o investimento é rápido, o que gera um interesse ainda mais interesse em seus usuários, pois pode-se atingir uma redução de até 35% do número de operadores destinado a análise dos inúmeros alarmes dos diversos dispositivos, aumentando a eficiência e a produtividade operacional entre 25 e 30%, reduzindo custos operacionais em uma média de 20%, com aumento significativo na percepção de segurança pelos usuários como consequência da integração e melhor aproveitamento de todos os dispositivos e novos procedimentos de prevenção e reação aos incidentes.

Rodrigo Chaves, da Seal Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.