Publicidade
Início Blogueria Tecnologia a favor da Saúde

Tecnologia a favor da Saúde

1
Publicidade

A descoberta de novos medicamentos, exames e tratamentos médicos vêm causando uma revolução na Medicina. Atualmente, vivenciamos um cenário completamente diferente do que tínhamos há alguns anos. Mesmo assim, quando abordamos o uso da tecnologia no suporte à gestão de empresas de Saúde, ainda há muito espaço para expandir a oferta de produtos e serviços. Essa é uma das conclusões da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), ao revelar que menos de 20% dos 7 mil hospitais brasileiros são informatizados.

A tecnologia pode contribuir para otimizar o atendimento, reduzir custos e aproximar ainda mais os médicos dos pacientes. Uma solução viável, rápida e prática que substitui os telefonemas com qualidade é o SMS (Short Message Service – em português Serviço de Mensagens Curtas). Como a telefonia móvel se proliferou no Brasil, a probabilidade de um paciente ou familiar não ter um celular é muito baixa, uma vez que, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), temos mais de 280 milhões aparelhos habilitados no Brasil, ou seja, em uma análise simples, existem mais aparelhos do que habitantes.

Na prática, o SMS vem se mostrando uma ferramenta essencial na  agilização do trabalho dos médicos, das clínicas e hospitais. O envio de alertas ajuda a controlar melhor as agendas, a minimizar ausências em consultas e a avisar no caso de atrasos. Pesquisas indicam que 50% das faltas podem ser evitadas com a troca de mensagens. Além de contribuir para o bom funcionamento, a tecnologia evita prejuízos financeiros e reduz custos de profissionais que teriam que atuar em atividades operacionais de confirmação.

O SMS é uma alternativa de comunicação direta e eficaz que pode ser integrado a um sistema de agendamento eletrônico para enviar mensagens personalizadas com opção de resposta para que o paciente interaja, confirme ou cancele horários.

As vantagens não param por aí. O SMS é igualmente útil em ações de medicina preventiva. Como alguns exames devem ser repetidos periodicamente, esquecer o prazo de refazê-los pode causar danos à saúde. A clínica o laboratório ou hospitais podem utilizar o SMS para avisar que a data para a realização dos exames está próxima, auxiliando o paciente para agendar os procedimentos. Com o SMS é possível comunicar ações de qualidade de vida, como dicas de bem-estar, fornecer orientações específicas e informar campanhas especiais de vacinação ou prevenção.

As soluções de SMS apresentam baixo custo e são extremamente assertivas, uma vez que são compatíveis com todos os aparelhos celulares e não exigem que o paciente esteja conectado à Internet para receber a mensagem. O recebimento pode ser feito, inclusive, em aparelhos simples. Vale destacar que 73,78% dos celulares são pré-pagos no Brasil, segundo dados de outubro deste ano da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sem demandar pacotes de dados, a troca de mensagens é simples, rápida, barata e, principalmente, assertiva. Com essas vantagens, a comunicação instantânea está prestes a gerar uma nova revolução na área médica. É a tecnologia a favor da saúde!

Márcio Capassi, head de Soluções da Zenvia.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente proposta. O que falta é uma estrutura de gerenciamento e acompanhamaento da aplicação da solução, a exemplo da ideia do UBER no transporte de pessoas em contraposição a rede de táxis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile