Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Autenticação por selfie do Facebook é conveniente, mas não garante a segurança...

Autenticação por selfie do Facebook é conveniente, mas não garante a segurança do usuário, diz especialista

0
Publicidade

O Facebook está testando um novo sistema que emprega selfies como solução de autenticação. Por isso, alguns usuários da plataforma estão sendo convidados a enviar uma foto para verificação de identidade no momento do login. O objetivo é confirmar a identidade de quem possui múltiplas contas e evitar atividades suspeitas incluindo a criação de uma conta, o envio de solicitações de amizade, a configuração de pagamentos, a criação ou edição de anúncios.

Steven Murdoch, do setor de inovação da arquitetura de segurança da Vasco Data Security International, entende que é perigoso comparar a nova abordagem do Facebook, empregando autenticação por foto de um modo mais geral, e o reconhecimento facial, pois são muito diferentes.

Identificação facial (Face Id) emprega imagens em 3D para a detecção em tempo real, garantindo segurança ao acesso. Nesse modelo, o usuário tira uma série de fotos de seu rosto para criar um padrão biométrico altamente preciso que então é protegido por encriptação e armazenado. Para a autenticação, ele simplesmente tira uma foto de seu rosto que é comparada com os dados biométricos arquivados. Verificada a similaridade, baseada em uma classificação precisa, o processo seguro de autenticação é finalizado.

“A autenticação por selfie, como o Facebook está tentando, é conveniente para os provedores de serviço, porque permite que a onipresente câmera frontal dos modernos smartphones seja usada para autenticação”, explica. Ele lembra que dessa forma os usuários não precisam se lembrar de nada, o que é algo prático tanto como uma proteção adicional ou mesmo como uma alternativa à autenticação tradicional por senha de acesso.

Para Steven Murdoch, alguns usuários podem não se sentir confortáveis com as implicações sobre sua privacidade ao compartilhar suas fotos com o Facebook ou, ainda, preferir não empregar a autenticação por selfie por outras razões. “O Facebook também não divulgou o quanto o seu sistema é robusto contra alguém que use uma fotografia para ocupar o lugar do usuário verdadeiro. Apesar de tudo, como uma opção viável para seus clientes, possivelmente em combinação com outros métodos, a autenticação por selfie tem uma clara robustez”, conclui o especialista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile