Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Symantec lança primeira rede neural para proteger infraestruturas críticas

Symantec lança primeira rede neural para proteger infraestruturas críticas

0
Publicidade

A Symantec apresenta o Industrial Control System Protection (ICSP) Neural, a primeira estação de verificação por USB integrada à rede neural do setor, que ajuda empresas a protegerem infraestruturas críticas ao impedir as consequências físicas devastadoras dos ataques cibernéticos contra tecnologia operacional (OT).

A OT é essencial em setores como energia, petróleo e gás, manufatura e transportes, mas os sistemas legados geralmente são desatualizados e quase impossíveis de proteger com a segurança de endpoints tradicional. Geralmente, as empresas dependem de dispositivos USB não verificados para atualizar esses sistemas, aumentando a potência de infecção por malware e ataques direcionados.

A ameaça da guerra cibernética – incluindo danos físicos e riscos à segurança pessoal – é muito real e as potenciais consequências são devastadoras. Apesar disso, os sistemas de controle industrial que alimentam infraestruturas críticas geralmente são executados em sistemas Windows desatualizados, ficando vulneráveis a ameaças conhecidas e desconhecidas. Por exemplo, o worm Stuxnet, descoberto pela Symantec, usava malware baseado em USB para manipular centrífugas em usinas nucleares iranianas, sabotando uma parte essencial do programa nuclear do país. Para ajudar a combater esse tipo de ameaça, o governo dos EUA elevou seu Comando Cibernético (Cyber Command) ao status de comando de combate completo em maio de 2018.

O Symantec ICSP Neural utiliza inteligência artificial para impedir ataques conhecidos e desconhecidos contra ambientes IoT (Internet das Coisas) e OT ao detectar malware em dispositivos USB e fornecer proteção contra eles. As estações ICSP Neural fazem a verificação, detectam malware transmitido por USB e esterilizam os dispositivos. Implantações existentes do ICSP demonstraram que até 50% dos dispositivos USB verificados estão infectados por malware.

“Dispositivos USB são dados de graça em eventos, compartilhados entre colegas de trabalho e reutilizados várias vezes para uso comercial e pessoal, trazendo o risco de infecção acidental ou maliciosa. O impacto de conectar um dispositivo infectado em um sistema crítico pode ser devastador”, afirma Patrick Gardner, vice-presidente sênior de proteção contra ameaças avançadas e segurança de e-mail da Symantec. “Nos bastidores, o ICSP Neural vai aperfeiçoar a infraestrutura existente com um sistema nervoso central para fornecer proteção para infraestruturas críticas. No frontend, um design de alumínio reforçado incorpora uma experiência de usuário simples e intuitiva que claramente destaca ameaças em potencial.”

Segurança melhor por meio da simplicidade

Simplificar o processo de verificação é essencial para a higiene geral de segurança, pois os ambientes de tecnologia operacional geralmente ficam em áreas remotas ou em operações e em campo, muito distantes das equipes de TI de uma organização. Desse modo, o processo de verificação do ICSP Neural é simples e não exige nenhum treinamento específico em segurança ou TI. Uma vez conectado, o ICSP Neural emite visualizações e sinais em tempo real por meio do anel luminoso LED que indica quando o malware é detectado e limpo.

Oferece proteção contra as ameaças mais avançadas

O mecanismo neural desenvolvido pela Symantec aproveita o poder da rede de inteligência contra ameaças de classe internacional da companhia para aumentar a eficácia de detecção em até 15%. Ele também detecta tentativas antagônicas de aprendizado de máquina e inicia um auto aprendizado para fornecer proteção contra ameaças desconhecidas. A tecnologia baseada em Inteligência Artificial pode aprender em tempo real, levando a uma eficácia sustentada mesmo com conectividade de Internet limitada – em tempo até duas vezes maior. Esses recursos de inteligência artificial e auto adaptação orgânica podem proteger as organizações contra ataques emergentes e futuros. O mecanismo neural permite uma detecção de alta intensidade com quase zero falsos positivos (até 0,01%). Essa capacidade é provida com apenas um décimo da largura de banda de outras soluções similares – recurso indispensável para sistemas que usam conexões VSAT.

O ICSP Neural oferece suporte a uma ampla gama de dispositivos e sistemas OT e IoT. O processo de aplicação opcional impede o uso de dispositivos USB não detectados com um tamanho de instalação de menos de 5 MB e pode ser implantado em sistemas operacionais do Windows XP ao Windows 10 (o suporte ao Linux está planejado para 2019).

Como parte da estratégia Integrated Cyber Defense, o ICSP Neural complementa a versão mais recente do software Symantec Critical System Protection (CSP), um mecanismo de segurança comportamental flexível e compacto, desenvolvido com listas de aprovação de aplicativos e integrando antiexplorações para dispositivos gerenciados ou independentes. O CSP 8.0 oferece uma abordagem de segurança de endpoints sem Internet e baseada em políticas, protegendo dispositivos contra explorações e ataques de dia zero conhecidos e desconhecidos, mesmo em sistemas operacionais legados.

O Symantec ICSP Neural já está disponível para reserva e deve chegar no começo de 2019.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile