Inatel faz primeiro projeto do PPI em IoT e Manufatura 4.0 da EMBRAPII

0

O Inatel foi responsável por viabilizar o primeiro projeto do programa prioritário (PPI) em IoT e Manufatura 4.0, coordenado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Iniciativa vai criar um gateway para aplicação residencial e será conduzido pela Pixel TI, empresa de soluções sem fio do Vale da Eletrônica, e pela Thales Group, empresa francesa que comercializa soluções de conectividade para o setor industrial.

Além de apoiar com o aporte financeiro, como Unidade EMBRAPII, o Instituto também vai participar no desenvolvimento desse gateway, contribuindo com o hardware do equipamento, que será de propriedade intelectual do Inatel. Para Sandro Azevedo, gerente de Negócios do Inatel, a parceria com a Pixel TI e a Thales Group entregará ao mercado um produto indispensável para as residências nos próximos anos e isso só seria possível com o apoio técnico do Inatel e financeiro da EMBRAPII.

O gateway servirá para conectar diversos dispositivos voltados para automação residencial fabricados pela Pixel TI como sensores de umidade, temperatura e luminosidade, fechadura eletrônica, controle para abertura de portas e janelas, entre outros. A Thales Group contribuirá com a tecnologia NB – IoT (Narrowband IoT), para conectar o gateway à nuvem e permitir o controle dos dispositivos.

Para Claudio Ribeiro, diretor da Pixel TI, a parceria foi fundamental para criação de um gateway com maior capacidade e confiabilidade. "Juntar esforços para o desenvolvimento deste produto é a única forma para atingirmos o mercado com rapidez e alcançarmos o "Time to Market". As soluções IoT estão entre as mais esperadas pelo mercado e com este desenvolvimento temos certeza que iremos apresentar um equipamento no estado da arte, colocando nossas empresas no patamar de tecnologia e inovação dos principais "players" mundiais", declara.

PPI IoT/Manufatura 4.0 – O PPI é um mecanismo adicional para as empresas habilitadas pela Lei de Informática cumprirem com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). No primeiro ano, foram capitados R$ 8 milhões para serão revertidos integralmente projetos de PD&I pela EMBRAPII. O diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon, destaca que uso de tecnologias digitais é decisivo para o desenvolvimento econômico do país.

"A corrida por novas tecnologias está cada vez mais disputada e o mercado tem demandando por produtos e processos mais modernos. A indústria nacional conta com a EMBRAPII para acompanhar as tendências e aumentar a sua competitividade. Nossas Unidades têm equipes qualificadas e podem ajudar muito as empresas a superarem os desafios tecnológicos que estão aparecendo com uso de soluções de IOT, big data, Inteligência artificial e manufatura 4.0."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.