Startups e scale-ups reconhecem importância da governança corporativa, diz pesquisa

0

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) anuncia o lançamento da pesquisa Governança Corporativa em Startups e Scale-Ups: Práticas e Percepções, desenvolvida com o objetivo de mapear as práticas adotadas pelas startups e scale-ups, bem como as percepções dessas empresas sobre o conceito de governança corporativa e os desafios para incorporá-la em suas agendas.

Os dados da pesquisa – desenvolvida a partir das recomendações do guia Governança Corporativa em Startups & Scale-ups, lançado em março deste ano – foram coletados entre os meses de julho e outubro de 2019, baseados nas respostas de executivos e sócios de 150 startups e scale-ups brasileiras.

O estudo mostra que os respondentes reconhecem a importância da governança corporativa como um fator relevante para atingir seus objetivos, atribuindo a esse aspecto nota média de 9, em uma escala de 0 a 10. Ao mesmo tempo, atribuem nota média de 6,2 em relação ao autoconhecimento sobre o tema.

"A ideia da pesquisa era avaliar o grau de importância que os empreendedores enxergam nas boas práticas de governança corporativa para os seus negócios. Os dados mostraram que, apesar de considerarem o tema muito relevante para atingir os seus objetivos, há um gap importante em relação ao seu conhecimento sobre ele e também sobre a formalização das práticas e estruturas de governança nessas empresas" explica o gerente de Pesquisa e Conteúdo do IBGC, Luiz Martha.

A governança ganha ainda mais relevância para esse público na avaliação dos números relacionados à entrada e saída de sócios das startups e scale-ups. Ao menos 39% das empresas respondentes afirmaram ter tido a entrada de um novo sócio no decorrer do tempo, enquanto 29% enfrentaram a saída de pelo menos um sócio. Na fase mais avançada do negócio, tais movimentos foram calculados em 51% e 37%, respectivamente. As saídas, na maioria das vezes (59%), são decorrentes da falta de alinhamento de interesses entre os sócios no longo prazo – algo que poderia ser evitado ou amenizado com a implementação de princípios e estruturas de governança. No caso da entrada de sócios, os principais motivos são o acesso a novos conhecimentos (62%) e a necessidade de entrada de capital (50%).

"Na nossa avaliação, o tema da governança corporativa é visto de forma positiva pelas 150 empresas respondentes, sendo associada à transparência e à melhoria do modelo de gestão. A governança também é percebida como um processo de amadurecimento gradual, ainda que haja alguns pontos a evoluir para que que estejam mais bem preparadas para atingir os seus objetivos, como o grau de formalização nas relações com mentores e advisors (48%)", conclui Luiz Martha.

A pesquisa está disponível na íntegra e pode ser baixada pelo link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.