Publicidade
Início Notícias Comunicações IBM e Flex lançam centro para empresas testarem soluções de 5G no...

IBM e Flex lançam centro para empresas testarem soluções de 5G no Brasil

0
Publicidade

A IBM, a Flex e o FIT (Flex Institute of Technology) anunciaram nesta sexta-feira, 11, um acordo de colaboração para lançar o Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G no Brasil. Localizado nas instalações do FIT em Sorocaba e com conexão o IBM Client Center em São Paulo, o ambiente serve como um centro de pesquisas e testes para ajudar as operadoras de telecomunicações e empresas a avaliarem formas de impulsionar tecnologias de nuvem híbrida aberta em redes móveis 5G na América Latina. O ambiente utilizará arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), em um ambiente simulado para as empresas testarem suas inovações.

Como parte do acordo, a IBM fornecerá tecnologia e serviços para ajudar as empresas a explorar a construção de soluções para redes 5G, como a Red Hat OpenStack Platform e a Red Hat OpenShift. A Flex, como especialista em design terceirizado e serviços de manufatura para infraestrutura 5G e produtos sem fio, fornecerá equipamentos eletrônicos para ajudar na entrega e medição de sinais, enquanto o FIT proverá conhecimento em TI e telecomunicações.

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, é a primeira companhia participando de testes fim a fim com Open RAN no centro. Isso inclui provas de conceito e testes de avaliação para comprovar a viabilidade de outras soluções de telefonia móvel avançadas que irão acelerar a adoção de 5G no Brasil.

Utilizando o ambiente de testes, empresas poderão co-desenvolver protótipos e referências baseados em Open RAN para maximizar o benefício das redes abertas 5G em vários setores, como agronegócio, transporte, saúde, serviços públicos, varejo e bancário. Por exemplo, uma empresa do setor de saúde poderia usar as soluções de nuvem híbrida aberta do centro e testar um protótipo de aplicativo que usa IA e edge para que um hospital possa fazer tomografias de maneira remota.

O Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G oferecerá às empresas do Brasil e da América Latina:

Co-criação de casos de uso e estudos baseados em redes abertas, desagregadas e definidas por software, como a arquitetura Open RAN, para 5G, utilizando soluções baseadas em Red Hat OpenStack Platform, Red Hat OpenShift e tecnologias de nuvem híbrida da IBM.
Acesso a uma rede global de inovação e conhecimento da IBM, através de especialistas de diferentes países para troca de experiências e práticas em 5G aberto, edge, nuvem, segurança e avanços em automação e operações com infusão de AI(AIOps).
Implementação de MVP (Minimum Viable Product) e avaliação do retorno de investimento para as empresas.
Foco no desenvolvimento de novos conjuntos de habilidades no país para fomentar a inovação e novas descobertas em redes abertas 5G e Open RAN.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile