Anatel autoriza reestruturação societária da Vivo

0

O Conselho Diretor da Anatel concedeu nesta quarta-feira, (11/1), na sua 378ª Reunião, anuência prévia para a reestruturação societária do Grupo Vivo.

A decisão autoriza que a Tele Sudeste Celular Participações S.A. (TSD), a Tele Leste Celular Participações S.A. (TLE) e a Celular CRT Participações S.A. (CRTPart), controladoras respectivamente das prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) Telerj Celular S.A. e Telest Celular S.A., Telergipe Celular S.A. e Telebahia Celular S.A. e, ainda, Celular CRT S.A., que operam sob a marca Vivo, sejam incorporadas pela Telesp Celular Participações S.A. (TCP) e eliminadas da estrutura societária do grupo.

Além disso, a Telesp Celular Participações S.A. (TCP) poderá incorporar também as ações da Tele Centro Oeste Celular Participações S.A. (TCO), que se tornará uma subsidiária integral da TCP. Dessa forma, a TCP concentrará os acionistas das sociedades que operam sob a marca Vivo.

Além disso, ela também foi autorizada a alterar sua denominação para Vivo Participações S.A.
A Brasilcel N.V. é controladora direta da TLE, TSD, CRTPart e TCP e, por meio desta última, controladora indireta da TCO.

No tocante à TCO, a reestruturação societária não contempla a sua incorporação, mas apenas a das ações ao patrimônio da TCP, pois a TCO tanto controla empresas prestadoras de SMP (Teleacre Celular S.A., Telegoiás Celular S.A., Teleron Celular S.A., Telems Celular S.A., Telemat Celular S.A., Norte Brasil Telecom S.A.), quanto presta o serviço.

Segundo comunicado da Anatel, a medida não prejudicará a competição porque, com a operação, não haverá qualquer aumento da participação no mercado de telefonia móvel no país. O Grupo Vivo possui atualmente a maior fatia do SMP, cerca de 35,40%, em dados de novembro passado.
A simplificação tornou-se necessária após a transferência das participações acionárias dos Grupos Telefônica e Portugal Telecom para a Brasilcel N.V., autorizada pela Anatel em dezembro de 2002.

Os participantes da reestruturação poderão simplificar a estrutura societária a fim de reduzir custos, padronizar a administração geral dos negócios das companhias envolvidas e aumentar o valor para os acionistas.

A decisão do Conselho também revoga o ato publicado no Diário Oficial da União, em 01 de julho de 2005, que deu autorização prévia à incorporação da Celular CRT S.A. pela CRTPart. Apesar da autorização, a incorporação não foi realizada e, com a reestruturação societária do Grupo, perderia o seu objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.