Publicidade
Início Notícias Gestão Suzano concluiu outsourcing de impressão

Suzano concluiu outsourcing de impressão

0
Publicidade

A Suzano Bahia Sul Papel e Celulose concluiu a implantação do outsourcing dos serviços de impressão, cópias, emissão e recebimento de fax e digitalizações de documentos, realizado com a Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil.

O contrato envolveu reengenharia de impressão, alocação de mão-de-obra, desenho, integração, convergência tecnológica e implantação de cerca de 220 equipamentos, entre multifuncionais, impressoras, periféricos e sistemas de gerenciamento, o projeto está em fase final de implantação.

A demanda de mais de dois milhões de páginas produzidas por mês em todos os sites do Grupo Suzano no Brasil, deverá gerar uma redução destas despesas em torno de 18%, segundo a empresa.

A primeira fase de implantação compreendeu o escritório central da empresa, na cidade de São Paulo. Concluída em março de 2005, esta etapa iniciou-se com a reengenharia dos ambientes, onde todo o legado foi retirado e substituído por 12 ?pools? de produção, desenhados de acordo com as diferentes necessidades dos seus 550 usuários.

?Este prédio centraliza as principais áreas administrativas da empresa, como por exemplo financeiro e marketing, com necessidades bastante diversificadas em termos de impressão. Por isso cada pool foi desenhado com equipamentos e serviços também diferenciados, buscando atender de forma eficiente cada grupo de usuários?, explicou Vittorio Danesi, diretor superintendente da Simpress.

Somados, os doze pools contêm 35 equipamentos, entre impressoras e multifuncionais pb e coloridos, que disponibilizam serviços de impressão, fax, digitalização e cópia, além do serviço de impressão segura.

O controle da operação é feito por equipe Simpress residente no cliente, para garantir o acordo de nível de serviço (SLA) de atendimento técnico, reposição de suprimentos e mensurabilidade da produção, feito por meio de softwares de monitoramento e accounting, via rede.

Segundo Adolpho Daher, gerente de Tecnologia da Informação da Suzano, ?a TI está realizando um processo de outsourcing em todas as áreas que efetuam atividades repetitivas, e que não agregam valor ao negócio da empresa, sempre mantendo a inteligência do processo internamente, através do acompanhamento de todas as fases do projeto, e de um bom gerenciamento de contrato após a sua implementação?.

Segunda fase

Finalizada em maio, a segunda etapa da implantação, compreendeu as duas fábricas localizadas na cidade de Suzano. Somadas, as duas unidades respondem por uma produção de mais de um milhão de páginas por mês.

Nas fábricas, foi criado um desenho onde as ilhas de equipamentos ficam localizadas em ambientes de acesso coletivo. Além desse desenho, foi criado também um Centro de Impressão, destinado à produção de grandes volumes de páginas e serviços de acabamento

?O hardware da solução que a Suzano está implementando não só atende a demanda de produção, mas principalmente a transformação do processo em uma modalidade de prestação de serviços, reduzindo o custo total de propriedade, considerando as especificidades e restabelecendo o foco no nosso negócio?, comenta Marcos Dalcolmo, gerente do Projeto da Suzano.

A terceira etapa foi a implantação na fábrica de Mucuri, na Bahia, concluída em outubro de 2005. São cerca de 1.000 usuários e um volume mensal de 500 mil cópias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile