Brasil e Japão concluem conformidade das normas da TV digital

0

O quinto encontro do Grupo de Trabalho Conjunto (GTC) Brasil-Japão, composto por representantes dos governos brasileiro, japonês e por membros do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), realizado em dezembro, em Brasília, marcou a conclusão do processo de harmonização (conformidade) internacional do sistema ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting for Terrestrial Television Broadcasting). "A grande conquista da harmonização é o fato de a indústria passar a dispor de documentos que contemplam os conceitos básicos das normas brasileiras e japonesas, com ênfase nos pontos comuns do ISDB-T internacional", observou Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do módulo técnico do Fórum de TV digital.
A harmonização dos documentos apresentados, que se encontram em revisão final para publicação em futuro próximo, é o resultado de seis meses do esforço conjunto da Associação Brasileira de Normalização (ABNT), Associação das Indústrias e Negócios Rádio (Arib) e do Fórum SBTVD, sob a supervisão e cooperação técnica do GTC.
Na avaliação do coordenador do lado Japonês, Hideo Fuseda, a estrutura montada tem flexibilidade suficiente para satisfazer diversas necessidades de diferentes países. "Estamos confiantes de que este documento será muito útil para os outros países que estão considerando a adoção do ISDB-T", afirma.
Esse quinto bloco de reuniões contou com a participação do coordenador nacional do GTC, Roberto Pinto Martins, também secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, e, segundo o GTC, permitiu avanços nas cinco áreas de atuação do grupo – padronização e cooperação tecnológica, financiamento, propriedade intelectual, recursos humanos e semicondutores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.