Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Após ataque à Sony, Barack Obama irá propor medidas para aumentar cibersegurança

Após ataque à Sony, Barack Obama irá propor medidas para aumentar cibersegurança

0
Publicidade

O presidente Barack Obama vai propor na próxima semana iniciativas para reforçar a segurança online e melhorar o acesso à internet dos Estados Unidos, segundo anunciaram funcionários da Casa Branca no último sábado, 10. Embora se aplique apenas nos Estados Unidos, a medida será válida para proteger clientes do mundo todo.

Dentre as propostas de lei a serem apresentadas estão maior proteção contra roubo de identidade, proteção da privacidade, reforço da cibersegurança para empresas públicas e privadas, além da ampliação do acesso a conexões de banda larga de alta velocidade em todo o país. As iniciativas fazem parte de uma prévia divulgada pela Casa Branca do discurso anual do Estado da União, programado para o dia 20 de janeiro.

As novas medidas exigirão ainda que as empresas divulguem ao público, em um prazo máximo de 30 dias, se seus dados foram roubados, juntamente com a data do ataque e explicações de como as vítimas podem ser afetadas. A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), por sua vez, poderá emitir sanções às empresas que não cumprirem.

A preocupação com a segurança cibernética americana aumentou após o recente ataque hacker à Sony Pictures Entertainment, que culminou no roubo de documentos e destruição de dados, e que o governo dos Estados Unidos concluiu ter sido uma ação do governo norte-coreano. O ciberataque levou ao cancelamento da estreia do filme “A Entrevista”, com Seth Rogen e James Franco, o que deve causar um prejuízo de cerca de US$ 200 milhões ao estúdio. O enredo do filme é sobre um plano de dois jornalistas recrutados pela CIA para exterminar o líder norte-coreano.

Funcionários do governo americano esperam que a gravidade do problema convença o congresso dos EUA a aprovar o projeto de cibersegurança, do qual Obama busca  aprovação pelos últimos três anos. Com informações de agências internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile