A Equinix, empresa global de infraestrutura de data center, restabeleceu as conexões de cerca de 16 mil empresas clientes da provedora de acesso ServerLoft, que estavam com seus sites fora do ar e sem acesso a seus dados desde o dia 19 de dezembro.
Instalada em Barueri, SP, a ServerLoft é um provedor de serviços em nuvem para empresas, prefeituras e outros órgãos de governo que teve sua operação interrompida devido a uma longa inadimplência junto à Equinix.
Com a decisão da Equinix, todos os clientes afetados passam a contar com os mesmos níveis de acesso de antes da interrupção para poderem fazer backup, extrair dados e migrar os serviços para outros provedores.
A liberação do acesso pela Equinix foi possível após ações judiciais patrocinadas pólos usuários e ao apoio da Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Hospedagem na Internet). Mesmo não tendo a ServerLoft entre suas representadas, a Abrahosting se posicionou como interlocutora e mediadora dos interesses dos usuários deste provedor junto à prestadora de data center.
A entidade preparava um pedido de liminar para que a Equinix pudesse extrair as informações de clientes nos servidores locados, para a ServerLoft entregá-los aos titulares. Mas, ao liberar o contato direto dos clientes a estes dados, a Equinix abreviou o processo.
Em contato com os envolvidos, a Abrahosting constatou diversos problemas ocasionados pela paralisação da ServerLoft em sites de interesse público, como portais de prefeituras e hospitais. Diversas empresas de e-commerce também estavam fora do ar justamente no período do ano de maior movimento de negócios.
Segundo a entidade, este foi o primeiro grande caso de "apagão digital" já registrado no Brasil. A entidade avalia que o caso da ServerLoft vai além de uma falha circunstancial, já que todos os canais de contato com a empresa ficaram inativos e nenhum proprietário ou funcionário da ServerLoft podia ser encontrado pelos clientes.
A entidade se vale do incidente para reforçar as recomendações às empresas no sentido de se prepararem com planos contingenciais e com cuidados adicionais, como a divisão dos serviços e backups em diferentes provedores.
A Abrahosting recomenda ainda que as empresas verifiquem a reputação e a estrutura dos provedores antes da contratação de seus serviços e assinala que a ServerLoft nunca foi homologada como associada da entidade.