Resiliência e Inovação são as palavras que traduzem bem as organizações corporativas durante este ano. A crise sanitária e econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus, afetou o mundo inteiro com a imposição do distanciamento social e exigiu esforços do setor de tecnologia para criar alternativas para que as empresas pudessem manter o fluxo de trabalho das corporações mesmo atuando no sistema home office.
Em contrapartida, a corrida em busca de inovação acelerou muitos processos tecnológicos organizacionais e transformou radicalmente o papel da área de TI nas companhias. Os profissionais tiveram que se desdobrar para sustentar milhares de colaboradores remotamente e a Nuvem se tornou protagonista neste cenário para garantir acessos e manter a eficiência, em meio a tantas adversidades.
Para 2021, o grande desafio será criar soluções para os problemas reais de um negócio com base em toda a aceleração que a pandemia trouxe consigo. Para isso, a tecnologia é um dos pilares para a transformação digital e as quatro principais tendências serão:
1) Data Center: Um dos pontos principais para o próximo ano será o desenvolvimento das iniciativas em nuvem. Já que as empresas entendem a importância desse movimento, a tendência é que os ambientes ganhem complexidade, novas funcionalidades, além de formas e ferramentas de gestão otimizadas;
2) Aplicações Inteligentes: As aplicações em nuvem funcionam como ferramentas que permitem o desenvolvimento do fluxo de trabalho de forma otimizada e podem ser usadas para armazenamento, servidores, banco de dados, inteligência artificial, análise e atuação. Para os próximos anos, a tendência para a utilização da computação em nuvem é a adoção de um formato de gestão plain sight, isto é, onde os dados de movimentação do ambiente e variação de custo de máquinas e armazenamentos sejam de fácil visão e gestão por parte dos gestores de TI;
3) Data Science: Na era do Big Data, a ciência de dados é uma aliada para extração de insights, apoiando decisões e estratégias de negócio para impulsionar vendas, reduzir custos, otimizar recursos e operações e proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes na interação com seus produtos e serviços. Para o ano subsequente o uso desses recursos estará em alta. Pois, descobrir e representar conhecimento por meio de dados será fundamental para uma estratégia assertiva e flexível. Não há como iniciar um movimento de transformação digital sem essas informações. Para 2021, veremos um cenário de maior utilização de dados para tomada de decisões, operações mais data driven e readequação de processos, serviços e produtos;
4) Inteligência Artificial: Neste ano, a pandemia acelerou o movimento de adoção de AI em muitas organizações, especialmente em processos que possuem pouca ou nenhuma tomada de decisão e que podem receber mais facilmente automação e inteligência. Para o próximo ano, temos algumas tendências importantes que terão AI como ponto central como: a Internet Of Behaviors (IOB), Total Experience AL Engineering (engenharia de inteligência artificial). Todas elas ajudarão a traçar a melhor estratégia para cada tipo de negócio;
Por fim, concluo que, compreender as novas tendências e implementar um mindset de resposta de forma ágil, inovadora e preventiva, será um desafio para líderes e gestores. Porém, sem uma estratégia adequada, a maioria das empresas não conseguem avançar em seus projetos e se limitam apenas a provas de conceito ou protótipos em baixa escala. Por isso, elas devem apostar cada vez mais em soluções tecnológicas para não perder espaço para concorrência e conseguir entrar valor ao negócio. Fique atento a isso!
Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.