Integração entre sistemas ponto-a-ponto é uma bomba-relógio na infraestrutura de TI

0

 

Decidir por uma plataforma de integração é uma decisão essencial e estratégica para qualquer empresa. Embora isso possa parecer um exagero, essa decisão não pode ser ignorada, especialmente à medida que a empresa cresce e sua infraestrutura de aplicações se torna cada vez mais complexa e heterogênea. O risco de causar prejuízo aos negócios é alto, sem uma decisão adequada.

A realidade, no entanto, é que muitas empresas acabam confiando na integração ponto a ponto – ou seja, integração por codificação manual de sistema para sistema – para resolver problemas de sincronização de dados. Este procedimento é visto como uma maneira econômica de lidar com problemas de sincronismo de dados, pois apenas o curto prazo está no radar do gestor. A médio-longo prazo os resultados não são os melhores e podem trazer consequências duras e amargas para os negócios.

Quando os dados geram confusão

Os dados são ativos fundamentais para as empresas e seus negócios e todas as ações de uma organização empresarial dependem disso, e os tomadores de decisão acabam confiando no fato de que eles – os dados – estão sempre atualizados e acessíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, isso raramente é verdade.

O que vemos, em geral, é que os dados são armazenados de forma inconsistente e desestruturada em vários locais, seja na rede ou em nuvem, criando um enorme emaranhado de sistemas ou aplicativos não conectados entre si. Como resultado, é possível existir o mesmo conjunto de dados replicado várias vezes no mesmo local e em vários, seja no ERP ou CRM. Se alguma informação for alterada ou atualizada em um destes sistemas, o conjunto de dados correspondente no outro local não será atualizado automaticamente, resultando em uma massa crítica de informações inconsistentes, as quais nos levam a um ambiente de baixa produtividade e baixa qualidade nos serviços prestados.

Os cenários de sistema heterogêneos tornam quase impossível para as empresas homogeneizar e limpar seus dados sem muito esforço e processos manuais demorados.

Tic tac, tic tac …

Quando se trata de sincronização de dados, geralmente isso envolve projetos, recursos e orçamento significativos. A maioria das empresas busca soluções que ofereçam o máximo benefício com o mínimo de esforço e custos. Compreensível.

O apelo das soluções de integração ponto a ponto é que elas oferecem uma alternativa "rápida e superficial" para a troca de dados entre aplicativos. Mesmo quando as organizações descobrem que isso funciona bem como uma solução de integração para os dois primeiros aplicativos, muitas empresas simplesmente acabam insistindo. E é aí que está o problema.

Com o tempo, todas as conexões ponto a ponto individuais e não documentadas levam a uma infinidade incontrolável de conexões auto desenvolvidas. Isso rapidamente se torna uma bomba-relógio insustentável na estrutura de TI. Mas, o que muitas empresas podem fazer? Para evitar o pior e garantir que sua infraestrutura de dados seja estável, estruturada e preparada para o futuro, a adoção de plataforma de integração central é o passo seguinte.

Como funciona uma plataforma de integração central?

A introdução de uma plataforma de integração deve atender a um objetivo bastante claro: acelerar a integração de dados com elevado custo-benefício. Podemos apresentar aqui os quatro objetivos mais importantes:

  1. Integrar sistemas e estrutura de dados refere-se, inevitavelmente, aos processos de negócio, que no final das contas conduz a enormes melhorias e otimizações dos processos gerenciais;
  2. Processos e estruturas de dados devem se tornar mais transparentes e compreensíveis para toda a organização;
  3. As informações devem estar disponíveis além das fronteiras dos aplicativos e das divisões da empresa;
  4. Ser capaz de trabalhar com relatórios e análises centrais. As decisões e ações devem ser obtidas em uma base confiável e que conduzam, de forma consistente, a um objetivo primordial: aumentar a própria competitividade da empresa.

De olho no futuro

O número de projetos de integração com uma plataforma especializada tem crescido nos últimos anos, por vários motivos. O principal deles é que é impossível trocar dados entre sistemas distintos sem que se recorra a tecnologias preparadas para isso

A decisão por uma plataforma de integração se tornou estratégica e de longo prazo. Não se pode pensar somente no agora e deixar de se considerar o futuro. Ou seja, a tecnologia escolhida deve nos deixar preparados para o futuro. Com a realidade dos negócios em mente, os gestores de TI devem considerar a capacidade de realização dos seus projetos de integração no ambiente híbrido que possuem, integrando sistemas e bases de dados locais e com os que estão na nuvem, em serviços online. Esta capacidade é vital para o sucesso.

Os gerentes de TI devem levar em conta que o seu CRM pode ser online, mas o seu ERP está instalado localmente na rede. Ao focar na operação dos sistemas sem atritos é aconselhável que se tenha conectores prontos para realizar o barramento de integração. Evitando-se assim codificações.

Os dados em prol dos negócios e do compliance de privacidade

Sem acesso preciso aos dados e insights em tempo real, não se pode esperar que os gestores de negócios tomem boas decisões. Muitas empresas ainda possuem ferramentas básicas e não inteligentes para tratar, sanear, integrar, gerenciar e sincronizar seus dados em tempo real. A maioria o faz de maneira inadequada ou de uma forma que causará danos a longo prazo.

Atualmente, os dados estão atraindo grande atenção dos gestores e reguladores em tempos de proteção da privacidade das informações pessoais, impulsionados pela LGPD. A única maneira de navegar nesta selva de dados de maneira eficiente é abraçar uma solução de integração central.

Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.