MCom inspeciona implantação de Infovia que levará Internet às cidades da região Norte

0

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, realiza visita técnica com uma comitiva de lideranças do Governo Federal, parlamentares, iniciativa privada e servidores do governo, nesta sexta-feira,14, na Praia da Fazendinha, em Macapá (AP), com o objetivo de verificar in loco a implementação da "Infovia 00", marco das ações do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), que integra o programa Norte Conectado, ambos coordenados pela pasta.

Com o lançamento do cabo de fibra óptica subfluvial será possível levar internet de alta velocidade e conectar Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelas cidades paraenses Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. A infraestrutura de fibra, vinda da Alemanha, sairá de Macapá e conta com 770 quilômetros de extensão. Cerca de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas nesses cinco municípios, entre elas ribeirinhos e pescadores artesanais.

Para a implantação da rede de infraestrutura foram consideradas todas as questões ambientais e uma solução inovadora foi utilizada para a redução dos impactos: o cabeamento por meio de leito dos rios. "Uma rede típica de telecomunicações na Amazônia, enterrada ou posteada, poderia implicar na destruição de 68 milhões de árvores. O que faremos é uma rede subfluvial que aportará nas principais comunidades sem derrubar nenhuma árvore sequer", salientou o ministro Fábio Faria, durante apresentação do programa na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). A previsão é que a implantação da rede principal da Infovia 00 seja concluída até 31 de janeiro.

A implantação do cabo de fibra óptica no Rio Amazonas tem início após a aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão avaliou possíveis impactos ambientais e autorizou as licenças para a viabilização do empreendimento, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A construção da Infovia 00 contou com investimento de R$ 94 milhões, a maior parte de recursos do MCom. Houve também repasses do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Justiça e de emenda do Senado.

Conexão ultrarrápida

A rede de infraestrutura (backbone) levará conexão de altíssima velocidade às cidades. O cabo possui 24 pares de fibras óptica e cada uma dessas fibras suporta 40 canais de dados, cada um com capacidade de 100 gigabits por segundo (Gbps) — conexão quase mil vezes superior à banda larga doméstica que, em média, tem capacidade de 100 megabits por segundo.

Em cada município, redes metropolitanas distribuirão o sinal da fibra óptica para organizações, entre elas instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário. Dessa forma, será possível fortalecer políticas públicas de educação, saúde e segurança. As redes metropolitanas da Infovia 00 devem ser entregues até março de 2022.

A RNP, detentora do direito de toda a infraestrutura, compartilhará o acesso e a infraestrutura com os operadores e provedores de telecomunicações que compõem o Consórcio Aberto do Operador Neutro — modelo inovador de operação adotado pelo MCom. Serão essas empresas as responsáveis por fazer a operação, manutenção da rede e levar conectividade às cidades.

PAIS

Ao todo, o Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) prevê a construção de oito infovias que terão quase 12 mil quilômetros de extensão, passando pelos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco. O PAIS é uma iniciativa do Governo Federal, executada pelo MCom, com a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região.

Os cabos de fibra óptica levarão conexão a 58 cidades da região Norte e beneficiarão, aproximadamente, 10 milhões de brasileiros que hoje vivem em localidades com baixa ou pouca infraestrutura de conectividade. "Se nós temos hoje 40 milhões de brasileiros sem internet só com esse projeto nós iremos resolver cerca 25% do problema que nós temos no país", argumenta Faria.

Em 2021, o MCom iniciou os estudos para implantação da "Infovia 01" que interligará Santarém a Manaus, passando por outros nove municípios nos estados do Pará (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa) e do Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes). A expectativa é que ainda no último trimestre de 2022 seja efetuado o lançamento do cabo subfluvial. O investimento total para a construção das infovias é de R? 1,7 bilhão. Parte do recurso é proveniente de leilão do 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.