Transformação digital no setor automotivo aumentou em 8%, diz estudo

0

Estudo feito pelo CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações, em parceria com o Automotive Business, demonstra que o segmento automotivo apresenta 66,15% de maturidade no ambiente de transformação digital, em uma escala que vai até 100% para organizações digitalmente maduras. O resultado é oito pontos porcentuais maior do que o apurado na edição anterior da pesquisa, realizada em 2019.

Para 72% dos respondentes, a pandemia impactou a transformação digital, antecipando melhorias de processos e a criação de novas soluções – que já estão sendo implementadas e trazendo resultados.

A análise foi baseada no ICTd – Índice CESAR de Transformação Digital e apresenta um retrato da percepção dos respondentes – 157 gestores de 131 empresas do setor automotivo – em relação a seus entendimentos, ações e estratégias de transformação digital. Foram analisadas ainda essas transformações a partir de oito dimensões de impacto, que envolvem aspectos internos e externos às empresas. São elas: Cultura & Pessoas, Consumidores, Concorrentes, Inovação, Processos, Modelos de Negócios, Dados & Ambientes Regulatórios e Tecnologias Habilitadoras.

Se destacam alguns outros avanços na transformação digital. Por exemplo, na dimensão cultura, em que o índice passou de 56,30%, em 2019, para 70,25%. "Houve uma melhora significativa em todos os quesitos, o que contrasta fortemente com a imagem de cultura hierárquica rígida, típica do setor automotivo", explica Eduardo Peixoto, CDO do CESAR.

A cultura colaborativa, multidisciplinar e horizontalizada, que já era uma tendência de alguns anos, ganhou força, impulsionada pela pandemia: o setor aumentou mais de 10 pontos percentuais nesta dimensão, desde a última pesquisa realizada em 2019. Outro aspecto que chama atenção é o crescimento de mais de 38 pontos no estímulo organizacional para que os colaboradores tenham espaço para dar opiniões e sugerir ideias alinhadas com a empresa, descentralizando um papel que antigamente era desempenhado exclusivamente pela alta gerência.

A estratégia centrada no consumidor também mostrou grande aumento. As organizações demonstraram um crescimento da preocupação em se tornarem mais orientadas a dados e, consequentemente, direcionar a tomada de decisão para o que apontam métricas e KPIs (indicadores chave de performance, em tradução livre).

Um bom parâmetro desse movimento é o aumento de mais de 14 pontos na indicação de que os canais digitais já têm métricas bem definidas e já é possível medir e acompanhar o desempenho de cada um deles. A busca pelo engajamento dos consumidores com as organizações também vem sendo intensificada, indicando uma aproximação deste público com as marcas nas redes e canais digitais. Além de ser um dos resultados mais expressivos apresentados na pesquisa (mais de 84%), esse indicador também aponta para um cenário bastante positivo, pois mostra o fortalecimento de uma cultura centrada no cliente.

Peixoto destaca que processos é uma das dimensões que apresentou um dos menores crescimentos em relação à pesquisa de 2019, o que deve ser um motivo de alerta para as empresas do setor automotivo. A pandemia impulsionou a necessidade por ambientes de colaboração cada vez mais digitais e, consequentemente, ampliou a procura por tecnologias que permitam a automação de processos de atendimento, escolha de produtos e até suporte a serviços, garantindo mais autonomia para o usuário e para o cliente final.

"Por outro lado, é um bom indicativo ver que a pesquisa continua apontando que a grande maioria das organizações – mais de 76% – reconhece a importância da automação dos processos para uma efetiva transformação digital, diminuindo atritos e esforços de atividade repetitivas", comenta o CDO.

No pilar de dados e ambientes regulatórios, cerca de 76% das empresas respondentes reconhecem que dados são bens valiosos e estratégicos para a organização, porém ainda falta estratégia para disponibilizá-los e difundi-los internamente.

O tema transformação digital ganhou relevância para a grande maioria das empresas respondentes da pesquisa. Mais de 60% dos respondentes afirmam que a transformação digital já faz parte do planejamento estratégico – sendo que pouco mais de 24% afirmam que já é prioridade máxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.