Vivo escolhe a VMware para compor rede telco-cloud para aplicações 5G

0

Com os avanços na implantação da rede 5G no Brasil, a Vivo tem investido na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud. Ela permite que a Vivo integre, implante e gerencie funções virtuais de rede (VNFs), e funções nativas de nuvem (CNFs).

Frente aos desafios de otimizar requisitos de confiabilidade, velocidade e agilidade de expansão, a Vivo elaborou uma abordagem inovadora para a modernização da sua rede. A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para definir o melhor formato para modernizar aplicações e habilitar novas experiências de uso com a conectividade do 5G. Para isso, foi necessário o uso de infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, com base nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.

Como parceira de tecnologia da Vivo, a equipe da VMware se concentrou, nos últimos 24 meses, em demonstrar as capacidades técnicas da solução VMware Telco Cloud Platform utilizadas ao redor do mundo para otimizar arquiteturas 4G e 5G. Provadas em ambientes de produção ao longo do período, as tecnologias permitiram a aceleração da conectividade 5G, ao mesmo tempo em que servem como ponte para a otimização da rede 4G já existente.

Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida por etapas. Primeiramente, foi feita a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações. Atualmente em andamento, a etapa seguinte contempla a implementação das tecnologias de VNF e CNF.

Além disso, para que o projeto seja entregue por completo, a NTT Ltd., empresa global líder em serviços de tecnologia, parceiro de telecomunicações da VMware, será responsável por realizar o Project Management Office (PMO), a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.