Organizações focam na experiência do usuário final à medida que os desafios de comunicações unificadas e colaboração aumentam

0

A VIAVI Solutions acaba de revelar os resultados da 15ª edição de seu estudo global State of the Network sobre os desafios das redes empresariais e serviços de TI. À medida que as organizações continuam se adaptando a um aumento pós-pandêmico na produtividade baseada em nuvem, o relatório de 2023 detalha como o foco no usuário final permanece crítico e explora os benefícios e desafios das iniciativas de modernização de redes off-premisse e em nuvem.

Um tema consolidado nos estudos anteriores e ainda presente é a perseverança e resiliência que as equipes de TI ganham ao gerenciar o desempenho da rede equilibrando a implantação de novas tecnologias, ameaças à segurança e lacunas de visibilidade. Os serviços SD-WAN e baseados em nuvem alcançaram quase 100% de adoção, com a implantação de acesso zero trust à rede (ZTNA) em ascensão como uma prioridade de segurança cibernética.

A experiência do usuário final é o principal indicador de desempenho para as equipes de TI: 7 entre 10 profissionais a consideram mais importante do que outros KPIs derivados de monitoramento ativo e de dados.

O relatório também destaca os desafios de monitoramento envolvidos na transição de empresas para um modelo totalmente remoto e nativo da nuvem. Cerca de 70% das organizações pesquisadas dizem que mais da metade de seus aplicativos são hospedados em nuvem. No entanto, menos de 1% das organizações dizem estar satisfeitas com a visibilidade da rede, com 4 entre 5 respondentes citando a visibilidade da nuvem ou de ativos externos como uma das principais preocupações. A criptografia TLS, vital para aprimorar a segurança cibernética de TI, também complica os objetivos de visibilidade.

As equipes de troubleshooting também estão sob maior pressão. Ecoando descobertas de pesquisas anteriores, a segmentação de domínio – que identifica problemas em rede, servidor, aplicativo ou domínios de cliente – continua sendo um dos maiores desafios para as equipes de TI. A incapacidade de monitorar adequadamente o consumo de largura de banda está logo atrás. As equipes de TI também citam o número de ferramentas necessárias para resolver problemas específicos como uma grande preocupação, e fornecer o talento necessário para solucionar problemas de desempenho de rede continua sendo um obstáculo importante.

À medida que as organizações adotam comunicações unificadas e colaboração (UCC, em inglês) demandas por desempenho quase em tempo real se tornam mais aparentes. De acordo com o State of the Network, 49% das equipes gastam entre 10 e 20 horas por semana solucionando problemas de plataformas UCC, com 42% gastando até 10 horas por semana.

Apesar do aumento da carga de trabalho nas equipes de solução de problemas, 83% das organizações dizem que os benefícios da modernização da nuvem, incluindo economia e maior produtividade, superam os custos.

"As palavras 'perseverança' e 'resiliência' vêm à mente quando se considera o esforço que as equipes de TI fazem para garantir a entrega de serviços no atual ambiente de TI", comenta Chris Labac, vice-presidente e gerente geral de soluções de ameaças e desempenho de rede da VIAVI. "As organizações entendem a crescente demanda por largura de banda e os inúmeros benefícios de se tornar empresas remotas e orientadas para a nuvem, e estão determinadas a seguir seus planos. No entanto, a visibilidade em áreas externas, como dispositivos com Secure Access Service Edge (SASE), serviços hospedados em nuvem e a experiência geral de usuários remotos nunca foram tão importante".

Ele continua: "as organizações podem superar muitos desses desafios críticos com identificação de problemas mais automatizada e recursos de segmentação de domínio. Os esforços de automação também devem significar que as equipes de TI gastam menos tempo apagando incêndios e mais tempo se dedicando a iniciativas estratégicas".

Principais resultados do State of the Network:

70% das organizações pesquisadas classificam a experiência do usuário final como o KPI mais importante;

O crescimento da largura de banda continua forte, com 57% das organizações pretendendo introduzir conectividade de 800 Gb em suas redes até o final de 2024;

51% das equipes de TI gastam mais da metade do tempo resolvendo problemas de segurança de rede;

49% das equipes de TI gastam de 10 a 20 horas por semana solucionando problemas de UCC;

As cinco principais áreas em que é necessária mais visibilidade são todas off-premise, incluindo dispositivos SASE, usuários remotos, aplicativos hospedados em nuvem e experiência do usuário final;

Isolamento de domínio e a escassez de talentos continuam sendo preocupações críticas para as equipes de TI;

Os benefícios e a economia de custos da migração para a nuvem superam facilmente as desvantagens.

Metodologia de estudo do State of the Network global

A VIAVI (e anteriormente a Network Instruments) realiza seu estudo global State of the Network há 15 anos consecutivos, obtendo informações sobre as tendências de rede e identificando alguns dos desafios enfrentados pelas equipes de TI. Os resultados foram compilados a partir de 307 entrevistados, incluindo profissionais de operações de rede, segurança e desenvolvimento de todo o mundo. Além da diversidade geográfica, a população do estudo foi distribuída por idade, experiência no setor, nível atual, cargo, departamento, receita, contagem de funcionários e verticais de negócios. O estudo completo está disponível aqui: www.stateofthenetwork.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.