A Mitel Networks, empresa canadense de comunicações unificadas, anunciou nesta quarta-feira, 12, que completou o processo de fusão com sua conterrânea Aastra, que atua no mesmo segmento de negócio. A transação, anunciada em novembro passado, foi concluída em 31 de janeiro passado e envolveu troca de ações e o pagamento pela Mitel de US$ 6,52 por ação da Aastra, em dinheiro.
Paralelamente à finalização do negócio, a Mitel também completou uma linha de financiamento de US$ 405 milhões, que consiste em empréstimo com prazo de vencimento em janeiro de 2020 e uma linha de crédito rotativo não utilizado de US$ 355 milhões com vencimento em janeiro de 2019.
Depois de a Aastra crescer 35% em receita na América Latina e 42% no Brasil em 2013, a nova empresa, que manterá o nome Mitel, estima que a operação local crescerá 20% neste ano, sem, no entanto, revelar números. Com a conclusão da fusão, a empresa se prepara agora para focar em três pilares estratégicos no mercado brasileiro: ampliar sua capilaridade, buscar novas parcerias com operadoras de telecom e investir no mercado Soho (small office/home office).
“O crescimento será apoiado principalmente nas vendas de soluções de contact center e na oferta de serviços de comunicações unificadas na nuvem”, detalhou Nivaldo Sancinetti, diretor geral da Mitel no Brasil. Segundo ele, os serviços na nuvem rendem à empresa cerca de US$ 100 milhões em faturamento nos Estados Unidos, onde tem uma base de 300 mil usuários.