Ford implanta wearable no controle de qualidade fabril

0

A Ford desenvolveu um aplicativo para smartphone que permite aos empregados fazer o controle instantâneo da produção na fábrica, de forma mais rápida e precisa, por meio de um dispositivo portátil usado no pulso. Além de substituir o sistema baseado no registro em papéis e computador de mesa, ele evita que os empregados tenham de andar mais de um quilômetro por dia. Depois do projeto piloto realizado na fábrica de Valência, na Espanha, o equipamento deve ser adotado em outras unidades da empresa no mundo.

"A capacidade de verificar qualquer aspecto da qualidade e especificação de um veículo na tela do smartphone ajuda a garantir altos níveis de qualidade do produto e melhora os processos de produção", diz Linda Cash, vice-presidente de Manufatura da Ford Europa.

O dispositivo Bluetooth identifica os requisitos exatos de inspeção de qualidade de cada veículo que passa na linha de montagem. Os dados são mostrados na tela sensível ao toque de pulso e podem ser acompanhados e aprovados instantaneamente pela equipe. O novo sistema ajudou a reduzir o erro humano em 7% e tornou cada inspeção 7 segundos mais rápida.

Em Valência, aonde a produção anual chega a 400 mil veículos, isso representa uma grande economia de tempo para inspeções adicionais de qualidade. Ela é uma das fábricas mais flexíveis e avançadas do mundo e foi escolhida como piloto devido à sua alta complexidade de produção, com seis diferentes veículos e centenas de especificações de modelos na linha: Mondeo, Mondeo Vignale, Kuga, Transit Connect, Tourneo Connect, S-MAX e Galaxy.

Entre outros avanços, a fábrica conta com uma avançada rede wi-fi para a instalação flexível do software de comando de voz do sistema de conectividade SYNC, baixando pacotes específicos de linguagem e navegação para cada veículo.

 Tecnologia de vestir

A ideia de usar um dispositivo de vestir ("wearable") conectado a um aplicativo de smartphone para controle de qualidade partiu do gerente de produção da fábrica, Ramón Garcia, que observou os colegas e familiares usando cada vez mais smartphones e tablets na hora do almoço e em casa. O aplicativo Android foi desenvolvido pela Ford em parceria com a empresa de software S.L. Visia Solutions.

Com o aumento do uso de dispositivos inteligentes portáteis, como relógios, óculos e medidores de desempenho físico, a Ford inaugurou este ano o Laboratório Experimental de Wearables Automotivos, dentro do Centro de Pesquisa e Inovação em Dearborn, nos EUA. Cientistas e engenheiros trabalham no local para integrar os dispositivos portáteis aos veículos e tornar as tecnologias de assistência aos motoristas mais eficientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.