Grupo Lwart investe na plataforma SAP para automatizar processos na produção de celulose

0
2

Após uma detalhada revisão de seus processos e sistemas, com a orientação de uma consultoria, o Grupo Lwart, com sede em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, decidiu realizar, desde o ano passado, uma transformação completa em seu sistema de TI. Para tal, a companhia, que atua nas áreas de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado e produção de celulose, deu prioridade a tecnologias que possibilitassem o acompanhar as suas perspectivas de crescimento e optou pela implantação da plataforma SAP.

As soluções da SAP foram selecionadas por meio de um processo de avaliação criterioso que contemplou visitas a empresas que já usavam os sistemas da fabricante alemã, provas de conceito, demonstrações e simulações de alguns processos escolhidos pela Lwart que comprovassem a robustez da tecnologia, sua qualidade na resolução de problemas e a garantia de escalabilidade.

A Innovative, consultoria de tecnologia da informação, participou do processo com sua equipe de consultores SAP. A empresa contribuiu ativamente ao longo do processo de avaliação que durou cinco meses. Nesse período, os consultores realizaram o levantamento de informações sobre o funcionamento da empresa, suas dificuldades e necessidades e as estratégias para os próximos anos.

Nesta segunda fase do projeto, que teve início neste ano, a Innovative responderá pela implementação das soluções SAP, sistemas que integram e centralizam todos os dados e processos da companhia. "Fomos escolhidos principalmente pelo know how da equipe nos setores em que o grupo Lwart atua", diz o sócio da prática SAP da Innovative, Jenner Marques.

O foco da nova solução é simplificar, integrar e automatizar os processos por meio de uma plataforma tecnológica escalável. "Muitos processos da empresa são suportados por planilhas e etapas manuais que precisam de mais agilidade e interação de informações", explica Marques.

A solução contempla a ativação de novas funcionalidades para gestão de transportes, florestas, terras e arrendamentos e a plataforma de mobilidade da SAP, além de dar inteligência à gestão de armazéns e visibilidade ao ciclo completo de produção, ligando as atividades da empresa de ponta a ponta. "A nova plataforma, é essencial para nossa modernização e agilidade nos processos internos. Substituir o sistema antigo é um trabalho bastante complexo e desafiador que exigirá treinamentos das equipes envolvidas, mas o resultado, acreditamos, será bastante compensador", afirma Carlos Renato Trecenti, presidente do Grupo Lwart.

O Grupo Lwart foi fundado em 1975 e se originou a partir de vários negócios que os irmãos Luiz, Wilson, Alberto e Renato Trecenti tinham desde o fim dos anos 1950. Eles começaram a primeira atividade do grupo — o rerrefino de óleo combustível, que aproveita o lubrificante usado em automóveis e maquinários — sem um tostão de dívida. Venderam tudo o que tinham para apostar na empresa feita em conjunto.

Deixe seu comentário