Data center do Espírito Santo recebe 16 servidores virtualizados e storage de 0,9 PB

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), modernizou o ambiente de virtualização do Data Center do Estado, que fica da autarquia, em Vitória.

Foram adquiridos 16 equipamentos de alto desempenho e um storage de 0.9 PB. A ação aumenta a capacidade de armazenamento de dados, o que contribui para hospedar mais soluções de Tecnologia da Informação (TI) necessárias para a prestação de serviços dos órgãos ambientais estaduais à população.

Este investimento integra o componente de fortalecimento institucional do Sistema de Meio Ambiente, que é composto pela Seama, além da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, uma iniciativa do Governo do Estado financiada pelo Banco Mundial que investiu, somente em modernização tecnológica de TI, um total de R$ 11,4 milhões.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, a parceria com o Banco foi fundamental para tornar este investimento um marco para a modernização tecnológica do Sistema de Meio Ambiente do Estado.

"Quando foram adquiridos os equipamentos sabíamos que um salto de qualidade seria dado, pois estávamos investindo em mais segurança e em um desempenho mais otimizado. Uma mudança que os nossos órgãos ambientais aguardavam há muito tempo. O investimento foi assertivo, pois hoje podemos afirmar que estamos tecnologicamente muito bem equipados", disse.

Data Center

O investimento foi de R$ 5,23 milhões na aquisição das máquinas que já estão instaladas no Data Center. "Contar com as parcerias de nossos clientes é importante para usarmos os recursos públicos de forma inteligente. Isso é essencial para mantermos as informações dos órgãos estaduais com um elevado grau de disponibilidade", acrescentou o presidente do Prodest, Tasso Lugon.

Considerado uma referência nacional no setor público de TI, o Data Center foi inaugurado em outubro de 2010. O local prioriza garantir a segurança das informações dos órgãos estaduais e de softwares relevantes para o Poder Executivo, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

O ambiente se caracteriza por apresentar um alto nível de segurança dos dados. Um bom exemplo é a sala cofre de 159 metros quadrados, que tem recursos de combate a incêndio, a vandalismo, a roubos e a inundações. Para evitar problemas na disponibilidade das informações, o Data Center tem dois geradores que garantem o funcionamento do local, mesmo que haja falta de energia por um longo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.