Publicidade
Início Notícias Gestão Taxas federais poderão ser pagas com cartão de crédito

Taxas federais poderão ser pagas com cartão de crédito

0
Publicidade

O cidadão que precisar pagar a prestação de serviços públicos por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) agora conta com a facilidade de poder usar também o cartão de crédito, além do PIX. A partir do dia 15 de março, a nova modalidade de pagamento vai estrear para serviços disponíveis no PagTesouro, sistema de pagamento online do Tesouro Nacional, desenvolvido em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. Desde novembro de 2020, o Tesouro Nacional já havia liberado aos cidadãos a modalidade de pagamentos instantâneos utilizando o PIX.

Atualmente, a plataforma digital pode ser utilizada para o pagamento a 12 órgãos públicos por serviços como emissão de passaporte, inscrições em concursos, importação de produtos, registros de patentes e multas de trânsito, eleitorais e ambientais. O sistema tem convênio também com 29 instituições financeiras.

De acordo com o Tesouro Nacional, o movimento de digitalização nos pagamentos é observado em várias pesquisas de mercado, e o Tesouro, como provedor de soluções para arrecadação de receitas à conta única, está evoluindo no contexto tecnológico e desburocratizando a economia.

“A modalidade de pagamentos das GRUs por cartão também se mostra ainda mais importante em um contexto de pandemia, que exige o distanciamento social”, avalia Luciano Oliveira Lima, um dos gerentes do Serpro responsáveis pela tecnologia. Luciano informa, ainda, que o Mercado Pago é o primeiro prestador de serviços de pagamento (PSP) habilitado e integrado ao PagTesouro e já está no cronograma do projeto a inclusão de outros PSPs.

Guia de Recolhimento da União

Usadas como forma de transferência de valores para a administração pública federal, as GRUs são o meio de quitação de taxas que financiam serviços públicos, como é o caso de aluguéis de imóveis públicos ou das custas para movimentação de processos judiciais. Também servem para pagamento de serviços educacionais  e inscrições para vestibulares em instituições públicas. Só em 2019, foram emitidas cerca de 37 milhões de GRUs em todo país, o que representou um ingresso de cerca de R$ 120 bilhões para os cofres públicos.

PagTesouro

O PagTesouro é a plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional. É uma tecnologia que permite aos cidadãos, com ou sem conta bancária, uma maior flexibilidade na hora de realizar pagamentos por taxas ou serviços públicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile