Publicidade
Início Blogueria Planejamento estratégico para resultados eficazes

Planejamento estratégico para resultados eficazes

7
Publicidade

O planejamento estratégico, momento no qual as empresas planejam o seu futuro, embora seja amplamente praticado, muitas vezes, não atinge os objetivos propostos. Fica, então, a percepção de que é um processo obrigatório a ser realizado em determinada época do ano para atender aos anseios dos investidores e do conselho de administração, mas que não gera um retorno prático. Então, como garantir resultados eficazes?

Uma mudança no foco é necessária. No Brasil, pesquisas realizadas pela consultoria Everis demonstram que a vertente mais latente no planejamento estratégico é a análise da concorrência, compondo 80% do esperado com ele. Já no mundo, este foco está voltado para o retorno financeiro que a estratégia proporcionará, como o crescimento de receita e o retorno sobre o investimento (ROI), constituindo aproximadamente 70% dele, um método mais sofisticado de mensurar o retorno do que o modelo nacional, uma vez que considera uma maior gama de variáveis na análise. Contudo, com as empresas nacionais conquistando dia-a-dia uma relevância internacional maior, deve haver uma mudança no foco brasileiro.

Há, ainda, outras formas de tornar esse plano estratégico mais eficaz. A ampliação das análises realizadas durante a elaboração é uma delas. Hoje, o benefício desse elemento no planejamento é percebido em apenas 30% das empresas no Brasil. A importância de valorizar esse ponto está no foco, que passa a ser o ambiente no qual está inserida. Dessa forma, as análises que são realizadas durante a elaboração como SWOT, forças de Porter, benchmarks e análise de cenários serão potencializadas.

Antes de finalizar o plano, ainda é imprescindível calcular o alcance e aceitação dele pela companhia como um todo, traduzindo-o em resultados para a empresa. Essa última etapa pode gerar dificuldade devido a uma série de fatores, destacando o não entendimento dele ou a resistência às mudanças propostas.

Para driblar os possíveis problemas, a empresa deve atuar na criação de uma estrutura que permeie a implantação do planejamento estratégico, com a estruturação de uma governança, o desenho do processo decisório, a gestão do portfólio de projetos e a definição dos indicadores que serão acompanhados por meio do Balanced Scorecard. Além disso, a empresa deve se certificar de que os processos e estruturas estão em linha com a estratégica traçada.

É necessário, complementarmente, potencializar a aceitação do planejamento em todos os níveis da organização com a avaliação e a análise ativa dos stakeholders, por exemplo.

Outra alternativa utilizada por companhias de diversos portes, visando garantir ainda mais a efetividade do planejamento estratégico, é o apoio de parceiros durante diferentes momentos do ciclo do plano, seja no auxílio das análises ou no acompanhamento dele após a conclusão.

Uma vez levados em conta e tratados os elementos apresentados, as empresas ampliarão a perspectiva de análise e assegurarão que o plano definido será efetivamente formulado e implantado, potencializando os resultados esperados dele e, assim, gerando um circulo virtuoso para toda a organização.

 Raphael Saueia Bueno é gerente da Unidade de Business Consulting da Everis

7 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com tudo menos com a ultima linha…quer fazer um planejamento estrategico com circulo virtuoso? Monta uma empresa pequena com uns 5 funcionarios. Alias, se quiser montar uma comigo eu topo.

  2. Concordo com tudo! Fazer isso eficaz é realmente muito dificil. A parte mais complicada e que talvez não tenha sido muito certeira é o ciclo virtuoso. Aí é dificil, só se quiser montar uma empresa comigo Raphael ai sim agente faz um ciclo

  3. Trabalho como Gestor de Planejamento Estratégico em uma consultoria e usamos bastante a Análise SWOT e acompanhamos com BSC, desenvolvemos Planos de Ações, com Objetivos,Iniciativas e Indicadores alinhados com o Planejamento e percebo que a maior dificuldade nas empresas para atingirem seus objetivos está na execução das ações do dia a dia, por isto não alcançam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile