Fujitsu desenvolve plataforma para gerenciamento de dispositivos para IoT

0
0

O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa da Fujitsu Limited, e o Fujitsu R&D Center Co, anunciam o desenvolvimento de uma plataforma de software que permite a gestão centralizada e estabilizada do funcionamento de uma série de sensores, dispositivos e gateways, bem como a condição da rede que os conecta. A plataforma suportará a operação e gestão antecipada de uma crescente variedade de serviços de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).

Com a crescente tendência de implantar a tecnologia de Internet das Coisas no cotidiano – como a instalação de sensores em infraestruturas para manutenção de estradas e pontes ou em ambientes internos para monitorar temperatura, umidade, iluminação e consumo de energia elétrica – o volume e a variedade de dispositivos conectados à rede vai aumentar, demandando um sistema de monitoramento e gerenciamento das informações coletadas por meio da nuvem.

Durante o desenvolvimento da tecnologia, o Fujitsu Laboratories e o Fujitsu R&D Center definiram uma API – Application Programming Interface – conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a uma aplicação ou plataforma baseada em Web – para permitir a gestão consolidada dos dispositivos de IoT e status de rede.

A aplicação também proporciona o monitoramento de informações requeridas para analisar a causa de eventuais falhas. Ainda, a funcionalidade foi considerada com base em um formato de plug-in de forma que as diferenças entre API e interfaces dos dispositivos com tecnologia para IoT fossem harmonizadas. Dessa forma, o desenvolvimento de ferramentas remotas de monitoramento e análise de falhas em dispositivos com a tecnologia para Internet das Coisas tornam-se simples, reforçando tanto a liberdade na seleção de dispositivo e flexibilidade quando os sistemas são expandidos, contribuindo amplamente na estabilização das operações.

Além disso, com o objetivo de construir um ecossistema para simplificar o serviço de operação e gestão de Internet das Coisas, o Fujitsu Laboratories e o Fujitsu R&D Center estão trabalhando no sentindo de tornar o API um padrão internacional para monitoramento de informação utilizada nessa plataforma.

Deixe seu comentário