Publicidade
Início Blogueria Ranking de sistemas de bancos de dados mais usados em 2015/2016

Ranking de sistemas de bancos de dados mais usados em 2015/2016

6
Publicidade

Uma boa definição de banco de dados seria: “uma coleção organizada de dados relacionados a um assunto relevante”.  Para Gustavo Furtado, engenheiro de computação, banco de dados são coleções de dados interligados e organizados para fornecer informações. Para entender um pouco mais, as informações que extraímos dos bancos são formados por um conjunto de dados. O dado é algo que podemos quantificar e qualificar, como a idade, que pode ser proveniente da data de nascimento ou endereço ou telefone, e muitas vezes sozinho ele não faz sentido, por isso precisamos unir vários dados relevantes a um assunto para chegarmos às informações.

Para controlar os dados e também os usuários, se faz necessário um sistema de gerenciamento de banco de dados que tem sua origem em meados da década de 1970, com um sistema chamado R da IBM, que permitia construir consultas dinâmicas no embrião da SQL (Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada), que na época se chamava de “SEQUEL”. Esse sistema hoje é chamado SGBD (Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados). O SGBD é um conjunto de aplicações de software que permite gerenciar os bancos de dados nos aspectos das 3 visões: externa, conceitual e interna.

Baseado nessas 3 visões, a empresa Austrian IT Consulting elaborou uma pesquisa a partir de um método abrangente que é constituído de indicadores que correspondem às menções em websites de busca mais conhecidos, como Google e Bing, assim como a frequência dos debates técnicos dos SGBDs em fóruns respeitados no assunto, entre eles: Stack Overflow and DBA Stack Exchange. Foi também analisado o número de ofertas de empregos e os profissionais que mantêm seus currículos em redes sociais do tipo Linkedin, bem como menções no Twitter. Por meio desses indicadores, promoveu-se uma nota numérica que permitiu ranquear os SGBDs mais utilizados e populares.

A seguir, os 50 SGBDs mais mencionados na pesquisa da empresa de consultoria.

Tabela Ranking banco de dados  -  SGBDs

Fonte: Austrian IT Consulting, disponível em: http://db-engines.com/en/. Acesso em: 01/04/2016.

Analisando os 10 primeiros SGBDs, temos Oracle em 1º lugar com uma pequena queda no mês de março comparado com o mês de abril de 2015. Apesar de uma queda em relação ao ano passado, o MySQL se mantém no 2º lugar e pode aparecer em 2017 em primeiro lugar. Em 3º lugar está a Microsoft SQL Server, que vem caindo de pontuação em relação a março/2016 e também a 2015. O MongoDB, um banco de dados não SQL (NoSQL), assim como o PostgreSQL (este Relacional) estão muito bem no 4º e 5º lugares, respectivamente. Com queda, o DB2 da IBM ainda se mantém em 6º lugar, sendo muito utilizado em computadores de grande porte (mainframe), principalmente no ambiente de varejo e bancos. Microsoft Access, em queda, no 7º lugar, deve perder a posição para o Cassandra, no 8º lugar, em 2017. Redis (9º lugar) e SQLite (10º lugar) estão subindo, pois ainda não há pontuação suficiente para galgar mais posições.

Com esta pesquisa, espero ter ajudado a analisar melhor os SGBDs no mundo e no Brasil.

Cláudio Boghi, professor do curso de Sistema de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile