Datora Mobile traz para o país solução para virtualização de IoT

0
0

A Datora Mobile, parceira brasileira da Vodafone, acaba de implantar no mercado brasileiro um core de rede de telecomunicações 100% virtualizado. Trata-se de uma aplicação que permite potencializar tecnologias como a Internet das Coisas, M2M (máquina-a-máquina) e credenciamento de novas operadoras móveis virtuais (MVNO).

Entre os benefícios de se virtualizar todo o sistema está a possibilidade de rápida implantação, não existindo mais a necessidade de adaptar espaços físicos ou a construção de projetos longos de integração de novas tecnologias; a alocação dinâmica de recursos virtuais, que permite ao sistema localizar a demanda, sem afetar a disponibilidade, e fornece maior segurança e confiabilidade para dados.

Além disso, permitirá a otimização dos custos, ou seja, uma tecnologia muito superior com valor reduzido. Um modelo que transformará redes, operações e serviços e que promete marcar o início de uma grande transformação no mundo TIC.

A IoT conecta objetos como carros, edifícios e máquinas à internet, tornando-os um ativo "inteligente" que é capaz de se comunicar com as pessoas, aplicações e outros. É capaz de fazer todos os tipos de ativos inteligentes e conectados, desde os menores dispositivos de consumo aos maiores veículos e instalações industriais. Apesar desta diversidade, organizações que estão começando a conectar suas instalações, infraestruturas, produtos e processos enfrentam muitas decisões em comum, e todas elas estão direcionadas (e as vezes dependentes) a uma rede de telecomunicações eficiente.

Segundo o estudo global realizado pela Vodafone, 76% das empresas dizem que a IoT será crucial para o sucesso futuro de qualquer organização, e o interesse nesta tecnologia é maior do que nunca. Embora seja desconhecida do grande público e antes considerado algo muito distante, a IoT já é realidade em muitas empresas. Durante a pesquisa, concluiu-se que 28% das organizações já utilizam a IoT e outros 35% estão a menos de um ano de lançar seus próprios projetos. Entretanto, 81% dos entrevistados e 90% dos usuários dizem que a IoT só oferece resultados reais se seus dados forem usados de maneira eficaz.

Frente a essa nova realidade, contar com uma rede de telecomunicações 100% virtualizada é o primeiro passo para garantir o rápido sucesso na empregabilidade e estabilidade da IoT.

Deixe seu comentário