Ausência de tecnologia em processos desafia setor imobiliário, diz pesquisa

1

A falta de tecnologia para os processos de gestão imobiliária foi apontada como um dos principais desafios do setor em pesquisa divultada pela Superlógica. Realizado junto a 639 profissionais, o estudo Panorama do Mercado Imobiliário no Brasil, questionou quais seriam os principais desafios enfrentados pelo setor no dia a dia, na opinião dos profissionais.

A ausência de processos automatizados foi apontada por 43% dos respondentes, seguido pela concorrência de outras imobiliárias (31%) e pela inadimplência de locatários ou compradores (27%).

Segundo o estudo, os profissionais do mercado imobiliário estão conscientes do quão prejudicial é esta ausência de tecnologia: 76% acreditam que atividades demasiadamente manuais fazem com que a produtividade seja mais baixa.

A pesquisa, desenvolvida pelo 'Imobiliárias do Futuro', em parceria com a Superlógica, software de gestão para empresas de serviços recorrentes (imobiliárias, condomínios, empresas que cobram assinaturas e instituições de ensino), também mostrou que, embora ainda tenham sido prejudicadas pela crise em mais um ano de instabilidade econômica, a maioria das imobiliárias conseguiu crescer durante o ano de 2018 e está otimista para 2019.

Para 71% dos respondentes, as imobiliárias foram sim impactadas pelos efeitos da crise e, para 44% dos pesquisados, atrair clientes foi o maior desafio enfrentado no ano de 2018. No entanto, o clima para o futuro é de otimismo entre as imobiliárias. Quando o assunto é a expectativa para 2019, as respostas são animadoras: 76% acreditam que terão crescimento.

A pesquisa mostrou ainda que, apesar de os processos internos de imobiliárias ainda serem um desafio, os colaboradores estão buscando se atualizar. Do universo pesquisado, 82% declararam buscar informações sobre o mercado imobiliário constantemente para embasar decisões tomadas no seu dia a dia de trabalho. O principal meio utilizado para obter estas informações são sites especializados, principal resposta de 30% dos profissionais que responderam a pesquisa, seguido por blogs, resposta mais frequente de 18% e livros, principal meio de atualização para 8% dos respondentes.

E não é apenas nestes aspectos internos que as imobiliárias estão buscando se atualizar. A maioria delas (83%) utiliza as redes sociais para divulgar seus imóveis e colocar em prática o processo de prospectar consumidores, sendo os serviços mais utilizados o Facebook, Instagram e Whatsapp. Quanto ao atendimento e retenção das pessoas que já são clientes da empresa, 35% revezam múltiplos canais, de acordo com cada situação e a preferência do cliente: e-mail, telefone, whatsapp, atendimento online pelo portal e presencial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.