Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) 97% das empresas no mundo sofreram um ataque de malware no ano...

97% das empresas no mundo sofreram um ataque de malware no ano passado, aponta relatório

2
Publicidade

A Check Point Software Technologies, fornecedora de soluções de cibersegurança global, apontou em sua nova edição do Relatório de Segurança Móvel 2021, que 97% das empresas enfrentaram ao menos um ataque de malware móvel no ano passoa. Segundo a empresa, o aumento do trabalho remoto durante a pandemia da covid-19 levou a uma grande expansão da superfície de ataque móvel, o que permitiu o índice.

Os destaques do Relatório de Segurança Móvel 2021 da Check Point são:

93%o dos ataques móveis se originaram em uma rede de dispositivos, a qual tenta enganar os usuários para que instalem uma carga (payload) maliciosa por meio de sites ou URLs infectados ou para roubar suas credenciais.

46% das organizações sofreram uma ameaça contra sua rede e seus dados devido a pelo menos um download de aplicativo móvel malicioso feito por um colaborador em 2020.

A pesquisa da Check Point, referente ao chip DSP da Qualcomm Technologies, mostrou que pelo menos 40% dos dispositivos móveis do mundo são inerentemente vulneráveis a ciberataques devido a falhas em seus chipsets e necessitam fundamentalmente da aplicação de patch.

Houve um aumento de 15% na atividade de cavalos de Troia bancários, em que as credenciais dos usuários corriam o risco de serem roubadas. Os cibercriminosos têm distribuído malware móvel, incluindo cavalos de Troia de acesso remoto móvel (MRATs), os trojans bancários e discadores premium, muitas vezes ocultando o malware em aplicativos que alegam oferecer informações relacionadas à covid-19.

Durante 2020, a Check Point também descobriu um novo ataque altamente significativo, no qual os cibercriminosos usaram o sistema de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) de uma grande corporação internacional para distribuir malware para mais de 75% de seus dispositivos móveis gerenciados, explorando a solução pretendida para controlar o uso dos aparelhos.

O Relatório de Segurança Móvel 2021 da Check Point é baseado em dados coletados no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020 de 1,8 mil organizações que utilizam a solução Check Point Harmony Mobile destinada à proteção contra ameaças móveis.

O relatório também foi baseado em dados de inteligência de ameaças da ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa para combater o cibercrime, que fornece dados de ameaças e aponta tendências de ataque a partir de uma rede global de sensores de ameaças. Além disso, outras fontes utilizadas para o relatório foram as pesquisas da divisão Check Point Research (CPR) dos últimos 12 meses e recentes relatórios de pesquisas de organizações externas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile